segunda-feira, setembro 15, 2008

SER “DONO” DE CASA
“Um Homem é ele e as suas circunstâncias”
Ortega y Gasset

Por razões que neste momento não quero referir, vi-me desde o início de Agosto feito “dono” de casa. Uma actividade que tem sido partilhada com a minha filha e com outros familiares, mas que tem sobrado na sua maior parte para mim. Quero dizer que de todo não gosto. A partir do momento em que for demitido destas tarefas, passo a olhar para a minha Anita com um olhar bem mais carinhoso e agradecido. Passo a compreender melhor a minha mãe. E os dias em que ela parecia louca com as tarefas caseiras. Uma casa enorme como a que ela orientava e com 3 “marmanjos” que não mexiam uma palha, é obra.
Levanto-me às sete da manhã alvo os dentes visto umas calças e uma camisa sobre o pijama e lá vou eu para a rua passear um dos cães ele cheira e eu paro ele mija e eu paro ele defeca e eu paro vou ao pão venho para casa e ponho outro cão na rua preparo a mesa para os pequenos almoços arrumo a louça lavada do jantar do dia que passou dou de comer aos pássaros preparo os medicamentos faço comida para os cães preparo os medicamentos e os pequenos almoços preparo os banhos da manhã se não tenho sopa feita preparo os legumes para as sopas do jantar preparo as coisas para o almoço dou as injecções aos doentes da casa recolho os cães e dou-lhes de comer ponho o papagaio na rua tomo banho tomo o pequeno almoço com a Anita vou ao Jornal vou à D. Leonor às compras e se for casa disso à Cooperativa dos Pescadores vou tomar café a Peniche de Cima e venho para casa começo a tratar do almoço e no meio disso ponho roupa lavar recolho a roupa seca ou se começa a chover e depois ponho outra a secar acabo o almoço e vou almoçar levanto a mesa e há que lavar a louça do almoço varrer a casa e lavar o chão da cozinha sentar um bocado ao computador e muitas vezes adormeço sentado acordo são horas de tratar dos lanches dou os lanches vou passear os cães preparo a refeição da noite jantamos lavar a loiça e quando acabam as tarefas são horas de ver as glicemias dar a injecção de insulina e ir deitar que amanhã tenho de me levantar às sete porque senão os cães começam a ladrar e não deixam ninguém sossegar em casa.
Uffffffffff!!! Estou farto de ser “dono” de casa. Percebo agora porque se diz “Donas de casa desesperadas”. Definitivamente não quero este ofício e assim que poder demito-me, e vou voltar à minha doce e pacata vidinha de sempre. “Dona da Casa” é que não.

Sem comentários: