segunda-feira, dezembro 29, 2008

“COPIAR SEM OLHAR A QUEM”
Em defesa dos direitos de autorEm 1985 o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Peniche solicitou a Ida Guilherme que elaborasse um pequeno manuscrito sobre “RENDAS E RENDILHEIRAS” que foi impresso na Tipografia Penichense e passou a ser distribuído pelo Museu de Peniche. Este pequeno manuscrito veio a ser reimpresso numa 2ª Edição, revista e aumentada que viu a luz do dia em 1988.Este pequeno-grande trabalho nas duas edições que conheço apresenta nas últimas páginas as fontes consultadas (Bibliografia) que lhe deram origem, de forma a que, quem se interessar sobre esta matéria possa enriquecer e aprofundar os conhecimentos que temos sobre RENDAS E RENDILHEIRAS de Peniche.
Nos 20 anos que o trabalho em referência celebra este ano, já serviu para ser apresentado como trabalho de estágio sem lhe citarem a origem e para outras imensas citações de alunos de escolas sem que o nome do autor num e noutro caso seja referido.
Aliás a reputada rendilheira e criativa autora deste manuscrito, já viu trabalhos seus em Rendas de Bilros, servirem para capas de outras obras sem que a origem do trabalho seja citada. É o caso da celebrada guarita em renda de bilros que hoje profusamente anda por todo o lado e é feita por tanta rendilheira, sem que a autoria do desenho original para ser utilizado em pique alguma vez seja referida.
Já está pois Ida Guilherme habituada a que lhe surripiem a autoria de inúmeros dos seus trabalhos. Mas existem coisas que têm limites. E publicar na Internet uma parte substantiva do manuscrito em referência, num Blog pessoal, sem que a origem do trabalho seja referida em algum lado entristece qualquer um e leva-o ao desespero. Então o esforço individual não tem de ser reconhecido? Só posso acreditar que quem se apropria desta forma do trabalho dos outros o faça por distracção ou por falta de cuidado.
Mas, É UM ERRO E TEM DE IMEDIATO QUE SER CORRIGIDO. A bem da verdade e do mérito que deve ser dado a quem o tem.
Infelizmente este tipo de situações vem-se repetindo cada vez mais em Peniche. E por pessoas com responsabilidades. Mais ou menos à socapa, copiam-se trabalhos de uns e de outros, ou fazem-se afirmações sobre factos sem que a sua origem seja referida. Entre o anonimato e a cópia despudorada se vai vivendo em Peniche, umas vezes por iniciativa própria, outras a mando de sabe Deus quem.
A Ida Guilherme como rendilheira e criadora ímpar na Área das Rendas de Bilros, merece o respeito de todos nós. Quem não gostar dela que não a cite ou não utilize os seus trabalhos. Quando os utilizar é obrigatório dizer quem os produziu. É o mínimo que a dignidade individual exige.

Sem comentários: