terça-feira, outubro 09, 2012

MATAR A GALINHA DOS OVOS DE OURO
Transcrevo com a devida vénia do jornal desportivo “A Bola” a 1ª questão colocada numa longa entrevista, hoje publicada, ao talvez melhor surfista de todos os tempos, Kelly Slater, a propósito da etapa do Mundial de surf que se inicia em Peniche dentro de 2 dias:

A Bola
- Na próxima prova estará em Portugal, em Peniche, onde tem sido bastante feliz nos últimos anos. Gosta especialmente dos Supertubos? Como é a relação com Tiago Pires?

Kelly Slatter
- Tiago é uma excelente pessoa, bem disposto, um bom surfista, viajo bastante com ele e acho que está sempre com uma boa disposição. Gosto dele. Já com Peniche tenho uma relação de amor/ódio. Adoro as ondas mas está sempre lotado. Há tantas escolas de surf que, para ser honesto, nem vou surfar fora dos heats, porque está sempre muita gente. A única hipótese é tentar escapar para alguns spots mais distantes.

E aqui está como de repente somos alertados por alguém que nem sequer é de Peniche para os exageros a que somos conduzidos quando alguma coisa resulta. De repente tornámos o surf a nossa única aposta em termos de turismo e o que poderia ser uma fonte de afirmação de Peniche, pode tornar-se de todo, algo impossível de usufruir.
Condenámos as Berlengas pela excessiva carga humana que lá introduzimos, condenamos a qualidade das nossas praias para a prática desportiva a uma massificação que as tornará a breve trecho impossíveis de utilizar.

Sem comentários: