quinta-feira, novembro 22, 2012

REVISITAR PENICHE

O que aconteceu em Peniche nestes últimos anos que não tenha acontecido em Portugal? Carnavais de Verão e de Inverno e muita, mesmo muita água. Peniche tornou-se uma imensa onda em concorrência às da Nazaré. Somos Surf. Somos a capital do Surf Nacional. Somos a capital da onda.
Uns quantos vão produzindo hortícolas. Outros tentam dar a volta ao texto e produzem barcos. As fábricas de conservas desapareceram e ficou a cavala que serve de utilitário nos programas de culinária do nosso Baião na TV.
Alcatroamos umas rotundas já que estamos a um ano de eleições autárquicas e produzimos pedacinhos de renda para aplicar em ourivesaria de luxo, mas já não há quem saiba picar piques.
Somos filhos de uma impotência cultural atávica que grassa ao ritmo do país. Somos montes de areias poluídas e património urbanístico degradado. O edifício da Central converteu-se em gatil municipal no que seria para ser uma Biblioteca que ninguém iria utilizar. Que viva o Google.
Se a Bela Adormecida aqui tivesse procurado poiso, encontraria o mesmo local de repouso onde tinha fechado os olhos ao ver a nossa Pop Star da TV. De 4 em 4 anos enganamo-nos uns aos outros e no fim sentimos que contribuímos de forma activa para que tudo fique na mesma.

1 comentário:

Bento Gonçalves disse...

Fica aqui um link de um blog que informa sobre algumas das actividades culturais, desportivas, cientificas e religiosas que se realizam em Peniche:
http://amigos-de-peniche.blogspot.ie/

Se calhar o melhor é sair de casa de vez em quando e tirar as palas para poder olhar para o lado.