terça-feira, abril 02, 2013

DIALÉCTICA
Dialética (do grego διαλεκτική (τέχνη), pelo latim dialectĭca ou dialectĭce) é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as idéias".
"Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão.". Também conhecida como a Arte da Palavra” –Wikipédia

Despeço-me do meu amigo Jorge Saldanha, retomando a essência daquilo que nos aproximava. O discordar, o discutir, o contradizer ideias e ideais, sabendo os dois que aquilo que fazíamos nos aproximava mais e mais e mais.
Éramos cúmplices do sonho e da busca de valores que acreditávamos poderiam fazer avançar o que de melhor o Homem tem: a sua capacidade de pensar.
Estou cada vez mais só, sabendo que no entanto o estar mais só não significa a capacidade de viver entre pares e iguais. Estas duas semanas têm sido dolorosas. Pelos que vejo passarem daqui para o futuro. Sinto que tudo isto tem para mim um resultado final. Fazer-me ler, pensar, discutir, ouvir música. E procurar viver com dignidade. Sem nunca deixar de combater por aquilo em que acredito.
Um abraço Jorge.

Sem comentários: