sexta-feira, abril 12, 2013

O TRANSTORNO INTESTINAL

Desculpem. Eu deveria ter escrito a Remodelação Ministerial. Transtorno intestinal é uma diarreia. Um fluxo, um escoamento, ou uma evacuação do ventre liquida e frequente. Ora do que eu quero falar não é disso. Eu quero mesmo falar da substituição do ministro não-doutor (embora este seja já um não assunto), por dois ministros. Um deles vem de fora. Parece que é um intelectual de 1ª água, tal como o tio Gaspar, e o tio Álvaro Pereira. Os melhores de entre os melhores que vivem cá dentro não querem fazer parte deste “albergue espanhol” que é o Governo de Portugal. Vêm então de fora, com um nome reconhecido, para tentar apanhar o monte de cacos em que este país se transformou.

Esquecem-se no entanto duma coisa. Para Governar é preciso amar e para amar é preciso conhecer. Vejam o que se passou com o Tio Álvaro. Parece um elefante numa loja de loiça. Faz pena. Os seus alunos perderam um excelente professor (ao que dizem) e nós ficámos com um Ministro que já faz parte do anedotário nacional. O Tio Gaspar porque andava sempre encafuado nos livros, não sabia que existem pessoas para além do seu computador e para além das estatísticas que nunca acerta (ao que consta). Resultado, até Salazar já lhe chamaram, e isso não pode ser considerado um elogia na hipotética Democracia em que vivemos.
Vem mais um de fora e outro de dentro. O de dentro sabe ao que vai. Faz parte do grupo dos que nos ofendem diariamente. E nos humilham. O de fore até pode ser um cérebro. Até pode vir com as melhores das intenções. Mas existe um vírus em Portugal que o vai infectar e a breve trecho o irá tornar tão mau e tão pouco engolível como todos os outros.

Para resumir: - A merda é sempre a mesma… (Agora é que estou a ver por que me lembrei do transtorno intestinal)

Sem comentários: