quarta-feira, abril 24, 2013

E DEPOIS DO ADEUS

Dizem que amanhã é feriado. Dizem que amanhã se celebra um tal de 25 de Abril. Quem eu vejo comemorar essa coisa são os partidos do dito cujo arco do governo. Os outros falam de um ideal que não souberam preservar quando permitiram que o 5 de Outubro se tornasse mais um feriado sem sentido. Quando colaram o 1º de Dezembro ao ideal monárquico esquecendo que se tratou antes de tudo um acto de Restauração da Independência Nacional, de que hoje tão liberalmente abdicámos. Quando a deixámos que a crise de 1383/1385 passasse em claro fazendo tábua rasa da vontade popular que fez do Mestre de Aviz a bandeira de um Portugal que se deu ao mundo com a ínclita geração.

Celebram o poder que conseguiram alcançar em seu próprio benefício a 25 de Abril os que reduziram à fome a maioria do povo português. Os que fazem feriado dum dia de Junho em que fala dum poeta que ninguém lê, e se esquece de mencionar o único Nobel da Literatura só porque pensa de maneira diferente.
Eu não tenho razões para celebrar o 25 de Abril. O meu dia da Liberdade tem a ver com Paula rego e com Vieira da Silva. Não tem a ver com comemorações apalhaçadas na Assembleia da República, nem na Fortaleza de Peniche. São os que agora se lamentam os culpados do dia de amanhã ser só um feriado que acabará em breve. Ao omitirem uma parte da História de Portugal, tornaram os jovens pobres de ideias, e sem referências para o seu futuro.

Estou solidário com a Associação 25 de Abril e com o Dr. Mário Soares. Afinal o que se celebra amanhã? O luto de Portugal?

Sem comentários: