terça-feira, março 18, 2014

CARTA ABERTA AOS PROFS DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO

Tenho sido criticado por alguns dos meus colegas por considerarem que sou profundamente amargo para com a classe à qual pertenci. Quanto a mim sempre considerei que quanto mais nos dediquemos à nossa missão de ensinar e à criação e defesa de um espaço de criatividade e de aprendizagem, onde o pensamento presida à nossa acção, mais teremos hipóteses de nos defendermos de todos aqueles que pretendem transformar-nos em marionetas ao seu serviço.
Independentemente das minhas motivações e da forma como as interpretam surgem de vez em quando pedradas no charco da nossa (dos professores) monotonia que acendem novos fulgores para o trabalho/missão que desenvolvemos.

Uma dessas novidades que aqui recomendo vivamente  são dois livros de Maria Filomena Mónica que serão colocados no mercado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos no próximo dia 20 de Março.
Os livros, com os títulos “A Sala de Aula” e “Diários de Uma Sala de Aula”, que retratam de forma crua e dura a vida de um professor em exercício efectivo de funções.
A leitura destes livros poderá contribuir em muito para o que esperamos de nós próprios e os escolhos que teremos que vencer para nos podermos sentir de cabeça erguida quando enfrentamos uma classe na sala de aula.

Com este contributo espero redimir-me perante aqueles que já se consideraram magoados com as minhas afirmações.  

Sem comentários: