terça-feira, fevereiro 03, 2015

UCRÂNIA
O conflito que se vai arrastando entre nacionalistas ucranianos e os dissidentes pró-russos (leia-se pró-soviéticos) no leste do país, perturba-me muito mais do que alguma vez pude imaginar.
Interroguei-me tentando perceber o que me incomodava mais naquele conflito que em tantos outros a que já assisti. E percebi porquê.
Nos meus 2 últimos anos como professor na EB 2.3 da Atouguia da Baleia calhou-me uma turma da qual faziam parte alunos naturais da Ucrânia.
Esses alunos marcaram-me de forma definitiva. Trabalhadores, persistentes, curiosos, bem-educados, excelentes alunos, com uma capacidade de trabalho acima da média, eram crianças doces e simpáticas de quem todos os seus colegas e professores gostavam.
Passei a olhar com outros olhos mais atentos os alunos vindos do Leste da Europa para Portugal em busca de um melhor futuro.
Passei a estar mais atento a esses fluxos emigratórios em Portugal e as características das crianças que deles faziam parte.
Aqui em Peniche crianças de Chernobil passaram a ser acolhidos com um sucesso extraordinário, mesmo aqueles que faziam parte de famílias carenciadas e com problemas sociais.
Por tudo isto passei admirar aquele povo e tornou-se cada vez mais incompreensível para mim aquela luta fratricida. Em cada tiro que lá se dispara vejo como alvo a cara de uma aluna minha ou de um aluno meu. Cada corpo estendido nas ruas é uma criança como aquelas com quem trabalhei.

Por tudo isto sempre que as TVs falam da Ucrânia mudo de canal. Gosto demasiado dos meus alunos para poder vê-los como vitimas da estupidez humana.

Sem comentários: