segunda-feira, fevereiro 09, 2015

UMA VISÃO FUGAZ DE PENICHE
3 dias por semana saio de casa. São os dias da fisioterapia no Hospital de Peniche. A viagem é mais ou menos curta mas consigo ter uns vislumbres ainda que muito ténues da minha terra. Abrem e fecham locais comerciais embora que os empreendimentos sejam os mesmos.
Os empreendedores aproveitam a baixa dos custos de aluguer para reporem os seus negócios em locais mais baratos e que lhes parecem mais visíveis. Longe vão os tempos dos trespasses malucos. Em que se abriam negócios hoje, para os trespassar passados 2 meses sendo que o valor do trespasse era o lucro rápido e “inteligente”.

Chegam-me notícias do envelhecimento das pessoas que conheço pelas caras  que vou encontrando no ginásio em busca de soluções para os entorpecimentos musculares e/ou ósseos.

A casa chegam-me notícias do desaparecimento de pessoas desconhecidas de que ouço falar, outras conhecidas e ainda algumas outras que muito importantes foram para mim.

Chegam-me mensagens orais de pessoas que muito prezo.

Chegam-me notícias da vida política local e de uma maneira geral o que ouço e sei não me anima. Excepção feita à Junta de Freguesia de Peniche. Que vai desempenhando o seu papel com o mesmo empenho do 1º dia e vai-lhe sobrando tempo para tapar os buracos que a Câmara Municipal deixa abertos em ferida.
O PCP/CDU continuar a saber-me a um bolo estragado com uma cobertura relativamente cuidada e com um óptimo marketing de venda. Nomeadamente na área social (que deveria ser a sua principal preocupação) o seu desempenho tem sido uma imensa e tenebrosa fraude. Estão aí os Bairros Sociais para o provarem e os cartazes (a caírem de podres) onde se anunciam escandalosamente Bairros residenciais de sonho.
Que os deuses permitam que novos protagonistas credíveis e com uma actividade à prova de bala se apresentem a eleições para que possamos escolher para Peniche um caminho de esperança. Por muitos que sejam os sacrifícios.

Mas eu estou numa cadeira de rodas e se calhar nada disto corresponde à verdade. 

Sem comentários: