quarta-feira, março 04, 2015

CORRECÇÃO A NOTÍCIAS DE “A VOZ DO MAR”
A propósito da atribuição do Grau de Comendador a João Augusto Barradas pelo exercício de 3 mandatos consecutivos como Presidente do Município de Peniche cometem-se no último número daquele jornal, 2 incorrecções importantes para uma leitura futura do que foi o final do século XX em Peniche e que de todo não deverão ficar em claro.

A 1ª é a de que em Peniche existem não 2 mas 3 comendadores, sendo que aquele a quem foi atribuído em primeiro lugar esse título honorífico pelo General Ramalho Eanes (então Presidente da República) foi Carlos José Canha Monteiro (vulgo Calon).
A 2ª correcção (ou falta de explicitação clara) é a de que é no mandato de João Augusto que é lançado o projecto de construção ( e é edificada) a Escola EB-2.3 de Atouguia da Baleia, uma iniciativa do Afonso Clara, do Rogério Cação e dele próprio João Augusto. É a atribuição de terrenos para a Escola no local onde o foi, com o plano de Urbanização da zona, que criou o maior fluxo migratório dentro do Concelho de Peniche, criando na Vila da Atouguia da Baleia um pólo de desenvolvimento como não houve outro semelhante nos últimos 30 anos.

Estes 2 dados são importantes, para quem pretende pensar Peniche e ser justo com o que nos trouxe hoje aqui.  

Sem comentários: