quinta-feira, março 05, 2015

MUSEU DAS RENDAS DE BILROS
Resposta do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche  ao Blog aqui publicado em 3 de Março pp

 Vice-Presidente - C. M. Peniche (vice.presidente@cm-peniche.pt)

 Boa tarde,
Segue em anexo, texto de direito de resposta.
Abraço
Jorge Amador
Vice Presidente da Câmara Municipal de Peniche

 Estimado Zé Maria
Em primeiro lugar espero e desejo as tuas rápidas melhoras e o regresso às atividades normais de um cidadão aposentado.

O texto não tem nada de ingénuo. O texto pretende colocar em causa coisas tao importantes como a aquisição do edifício da antiga casa do António Bento, a obra de reabilitação, os conteúdos e equipa que está a produzir os conteúdos do Museu de Rendas de Bilros de Peniche.

Vamos a factos:

O Executivo Municipal de Peniche, liderado desde janeiro de 2006 pela CDU, adquiriu a última parcela (rés-do-chão) do chamado edifício “António Bento” e o edifício contíguo (n.os 7 e 9 da Rua Nossa Senhora da Conceição) por 120 000,00 euros. Obteve financiamento comunitário no valor de 102 000,00 euros (85%) para a sua aquisição. Nesta matéria, não há qualquer dúvida. 

As outras parcelas do edifico já eram propriedade municipal, aquisição feita pelos executivos anteriores.

 A existir qualquer irregularidade, que desconheço, é dever de qualquer cidadão, com responsabilidade acrescida por ter sido Vereador de um Executivo Municipal, pelo PS, como foi o Professor José Maria Anjos Costa, enviar toda a informação disponível para o Ministério Público.  

A (importante) obra em curso, com um custo de 422 069,92 euros, foi adjudicada à empresa Arada, Construções Lda, através de concurso publico. Prevê-se que a CMP obtenha um financiamento comunitário de 358 759,43 euros (85%).

Uma vez que a candidatura inclui ainda outras componentes como a elaboração de projetos de arquitetura e especialidades (aquisição do edifício, elaboração de projetos e execução da empreitada) o custo total de será de 623 676,46 euros, cabendo à autarquia suportar apenas 15% desse montante, ou seja, 93 551,47 euros.

Sobre o Museu em construção, ele está a ser preparado por diversos técnicos da área da museologia da autarquia – Dr. Rui Venâncio, Drª Raquel Janeirinho e Drª Marisa Ferreira, e pela equipa constituída pelo signatário, Prof Raúl Santos, Joaquim Meireles e D. Ida Guilherme, sempre com o objetivo de valorizar a Arte de Saber a Renda de Bilros de Peniche.

O projeto em curso pretende apostar na valorização desta Arte, enquanto elemento de reforço da matriz identitária da comunidade, setor de diferenciação territorial e promotor de desenvolvimento económico e social sustentado, numa perspetiva de qualificação da oferta turística e promoção da especialização profissional.     

Sobre a aposta prioritária do Executivo Municipal dirigido pela CDU, ela é feita tendo por base o voto largamente maioritário do povo do concelho de Peniche, na promoção e valorização da Renda de Bilros que tem merecido valorização de todas as forças vivas de Peniche.

Sobre a questão referida no seu post, a propósito do trabalho da Dr.ª Ana Batalha, apenas duas notas: a primeira para dizer que ninguém colocou em causa esse trabalho; a segunda é para lhe realçar que esse trabalho deveria ter merecido (este seu tardio) reconhecimento, o acompanhamento e apoio necessários quando o Professor José Maria Anjos Costa fazia parte do Executivo Municipal

Para finalizar e sobre a sua pergunta final “Porque é que certos políticos e partidos são tão exigentes com os outros e tão pouco exigentes consigo próprios?”, posso dizer mais duas coisas: a primeira é que deverá ter outro alvo, porque como poderá verificar o Edifício “António Bento”, sendo municipal, tudo temos feito para o reabilitar e rendibilizar. A segunda, em forma de duas questões: como é que há políticos que falam dos outros como se nunca o tivessem sido? Como é que se insinuam coisas, sem provar nada, nem apresentar elementos que sustentem essas insinuações?

 Nota do autor do Blog: Ao que são as opiniões do “camarada” Jorge Amador não acrescentarei nada. Está tudo dito.

Só uma correcção: - O estudo a que me refiro da Drª Ana Batalha só foi concluído e apresentado na CMP posteriormente à minha demissão do cargo de vereador.

 

Sem comentários: