segunda-feira, janeiro 11, 2016


OS RETIROS

“Cavaco pode ir a seguir para um convento onde se fazem atos de arrependimento, oração e penitência”. Ângelo Correia, no jornal “i”

 

A gente porta-se mal e já está. Vai para um retiro. Esta a vantagem de ter uma filosofia judaico-cristã de vida. O pecado trata-se com uma confissão, 5 Pai-Nossos, 5 Avé-Marias e um retiro espiritual para se pensar nos pecados próprios.

Recordo um homenzinho que para se preparar para assumir a sua convicção de apóstolo, foi 40 dias e 40 noites para o deserto a pão e água, e submeteu-se às mais diversas torturas e assédios para testar as suas capacidades de resistir ao que condenava nos outros.

O mesmo homenzinho dizia para os seus amigos e companheiros que antes de participarem na refeição espiritual, deveriam procurar os seus amigos com quem se tivesse desavindo, abraçá-los em paz e então regressar ao convívio dos seus pares espirituais.

 

Mas tudo isso mudou. 1º a gente corrompe e é corrompido. Actua com má fé e recebe em dobro. Depois tem dúvidas sobre se gostou ou não. Vai para um retiro e no calor das mantas logo decide.

Por último, ou arrepia caminho até ao próximo delito ou nem sequer perde tempo e avança desde logo para o saboroso pecado.

 

  

 

Sem comentários: