segunda-feira, fevereiro 01, 2016


CRISTAS

O Galo tem crista. É o seu indicador visível de autoridade e poder. É-lhe inato. Galo que se quer a tomar conta de capoeira tem de ter crista. Depois tem também para se impor aquele vozeirão com que canta, remetendo as galinhas para um carcarejar subalterno e permanente.

O galo usa poleiro. Onde se exibe em toda a sua imponência. E onde sacode e agita aquela sua crista símbolo de autoridade e de exigente sexualidade.

 

Mas de que estamos a falar exactamente? Do galo? Não me parece. Eu cá acho que estamos a falar de política à Portuguesa. Mais propriamente da Assunção. Dita Cristas. Que meteoricamente entrou no CDS (exemplo acabado do PP), se assentou na cadeira que melhor lhe serviu e aguardou a queda do seu ídolo para lhe poder dar continuidade.

 

Sua Graça anda pelo país a fazer a sua apresentação. No Distrito de Leiria presumo que irá passar um tempo suplementar. Desde logo porque há 12 anos è cabeça de lista nste distrito onde caiu de paraquedas e sem se saber porquê. Tem uma divida de gratidão para com o Distrito de Leiria onde encontrou acolhimento quando poucos lhe reconheciam a existência. Depois porque só lhe reconhecemos a existência de 4 em 4 anos. E daqui partiu para a conquista do palco onde pretende exibir a “crista” e a sua determinação.

 

Por mim galo só no Natal e na Festa de Nª Sª da Boa Viagem como era no tempo da minha avó.  

 

Sem comentários: