segunda-feira, fevereiro 29, 2016


ROTEIRO PELO DISTRITO DE LEIRIA

A leitura do jornal local (A Voz do Mar), transporta-me sempre à realidade de Peniche, à sua indigência permanente e do Distrito que lhe coube em sorte.

Não é um problema cultural, económico ou político. É global e tudo indica de longa duração. Hoje mesmo o “Jornal de Notícias” publica um estudo com um título ameaçador e tremendo para Peniche: “Falta de sardinha ameaça parar pesca por 10 anos”.

Entretanto no passado dia 15 os deputados eleitos do PSD para a legislatura corrente visitam num périplo os concelhos do Sul do Distrito, Bombarral, Óbidos, Peniche e Caldas da Rainha. Afirmação de Teresa Morais cabeça de Lista é a de que “os deputados do PSD não visitam só a região quando há eleições e a prova disso é que estão em Peniche, cumprindo uma jornada de trabalho, para conhecer as boas práticas, contactar escolas, instituições e conhecer os problemas e as dificuldades”.

 

Como prova disto mesmo em Peniche os deputados visitaram uma empresa local que se dedica à produção de pranchas de surf. E por aqui se ficaram. Ao fim de 4 anos de criação da maior onda de miséria que a região e particularmente o Concelho de Peniche conheceram, o foco dos deputados eleitos do Distrito de Leiria é uma empresa de surf, por mais meritória que o seja. Qual pesca, qual agricultura, quais escolas… Eu percebo. 4 Concelhos para um dia é muita fruta. E depois podem contar sempre com a capacidade de esquecimento deste bom povo. E a sua apetência por SM.

Assim se vê a capacidade do PSD para enfrentar os desastre económicos e sociais que criou. Adorava que Deus existisse.

 

PS: Ao contrário de muita gente apelido de extremamente útil o trabalho que Luísa Inês tem vindo a desenvolver in “A Voz do Mar”. Num próximo futuro será impossível fazer a história de Peniche sem irmos ao arquivo do jornal e recolher muitas das suas reportagens. Que se cuidem os intérpretes dessas histórias. A notoriedade do presente em muitos casos, converte-se na condenação no futuro.   

Sem comentários: