terça-feira, junho 14, 2016


PORQUE RAZÃO HAVERIA A GRÃ-BRETANHA DE PERMANECER NA UNIÃO EUROPEIA?

Não é propriamente um país de emigrantes para lhes ser útil a facilidade de deslocação até aos Urais.

Já pertencem à British Commonwealth uma unidade de países com uma língua e história comuns por todos os continentes.

A Europa não serve de exemplo para ninguém numa relação global. Vejam o caso das atitudes da Europa com Portugal, Grécia, Espanha e Irlanda quando estes países se sentem fragilizados e onde são impostas medidas que quando não resultam são penalizadoras para os países que falharam por culpa das medidas que tiveram que cumprir.

A Inglaterra é uma grande nação que tem visto sempre a Europa vergar-se aos seus desejos mais estranhos e que sabe que quando precisar tem ao seu lado a Alemanha, a França e os Estados Unidos.

A Inglaterra sabe que não precisa de muros para impedir a entrada daqueles que não deseja. Tem uma defesa natural invejável, O MAR.

A Inglaterra sabe que em caso de conflitos armados a CE não vale um “xavo”. A Inglaterra por seu turno é que pode valer à Europa com toda a sua capacidade militar e experiência bélica.

Por toda a europa o Inglês é uma língua de unidade. Que eu possa perceber não é nenhum outro dialecto.

O que é que a Europa pode dar à Grã-Bretanha? Um mercado. Isso são patacoadas se o poder económico entender que a Inglaterra lhes é necessária tanto faz ela estar na CE como não. Não é o poder politico que determina o que é importante. Pelo menos neste momento. É o poder económico. E nesse campo, tem mais a Europa a perder com a saída da CE que o contrário.

O que está a acontecer agora com a Inglaterra é óptimo para perceber vantagens e desvantagens de permanecer numa Europa económica. O que não acontecer com a Inglaterra serve como exemplo para os países do sul.

Daí o receio da CE. Melhor seria que esta repensasse a sua actuação para se tornar um espaço físico amado.  

Sem comentários: