sexta-feira, junho 10, 2016


PUBLICIDADE DE OUTROS TEMPOS

Em Agosto de 1956 realizou-se em Peniche o “1º Grande Concurso Nacional de Pesca Desportiva de Mar”. O responsável por esta iniciativa foi o Fernando Lopes da Silva*, entre outras coisas autor dos versos da canção de Peniche que seria interpretada por Maria de Lurdes Resende e que infelizmente deixou de se ouvir. A reedição desta canção em CD single seria uma boa prenda para os amantes de música popular e de Peniche.

60 anos depois ao desfolhar o livro de lançamento da iniciativa fui encontrar a publicidade de que vos dou testemunho. Estas empresas seriam algumas da mais importantes à época em Peniche. Com estas empresas se lançou Peniche como localidade de desenvolvimento. Curiosamente a grande maioria delas não resistiu ao tempo e às mudanças que se operaram no consumo. Também a entrada na comunidade europeia iria arrastar para a incapacidade económica de algumas delas.

Curioso é verificar que o desenho da capa é da autoria de alguém da nossa terra quer com os anos se tornaria uma figura determinante nas artes nacionais: o Escultor João Afra.

Que sintam o mesmo prazer que eu tive ao revisitar em 10 de Junho este nosso passado.

*Mais tarde ser-lhe-ia atribuída a Medalha de Ouro de Peniche”.









Sem comentários: