sexta-feira, setembro 02, 2016


“FLORENCE, UMA DIVA FORA DO TOM”

UM RECADO PARA CERTOS CANTORES (OU FADISTAS)

Começou a ser exibido entre nós o filme com o título supra, interpretado por Meryl Streep. Conta a história de uma herdeira rica que dedicou o seu dinheiro e vida à ópera, e que embora rodeada dos melhores músicos e professores nunca passou de uma mulher desafinada a cantar fora de tom.

O marido (Hugh Grant) sustentava-lhe essa ilusão e chegava a pagar a plateias inteiras para a aplaudirem, mas a senhora cantava tão mal

que se ouviam as vaias por entre os aplausos embora ela nunca as ouvisse. Chegou ao ponto de alugar as melhores salas dos Estados Unidos para actuar embora nunca passasse de uma cantora horrível.

Cá em Portugal também tivemos uma muito conhecida Diva fora de tom (Natália de Andrade) que Herman José caricaturou com maestria. Natália de Andrade era a mais conhecida desafinadora nacional, embora aqueles que façam o circuito dos fadistas amadores

Já tenham encontrado espécimes destas espalhadas por tudo quanto é sitio. Gente que não tem voz para pedir fiado e se dedica a assombrar os nossos ouvidos, por mais professores de canto de que se rodeiem e a quem paguem.

Para tentar conseguir que estas nossas caricaturas de divas ponham a mão na sua (delas) consciência e que nos deixem de atormentar aqui publico este vídeo que fui buscar ao YOU TUBE.

Bom proveito:


Sem comentários: