segunda-feira, fevereiro 13, 2017


JÁ LÁ VAI JANEIRO 

2017 começou a desenvolver-se e iniciaram-se as performances de quem pode sobre as suas pretensões autárquicas. É curioso mas pouco surpreendente. Quem tem papel divide-se entre o que fez e o que promete fazer. Quem tem dinheiro põe o dinheiro a render nos locais que maior visibilidade pode render.

Por outro lado dizem-me o facebook pulula de dicas e notícias sobre outros eventuais desejos. A eles não me posso referir de forma mais clara porque nada por enquanto me fará aderir à RSF (rede social frustatória) que alberga os actuais descamisados da nossa sociedade.

Li a informação do PSD local e não só estranhei como fiquei siderado ao verificar que em nenhuma circunstância são considerados os desfavorecidos e as classes mais desprotegidas que existem no nosso concelho. São centenas. É ve5r o que diariamente ocorre à porta da Santa Casa e do Lar de Santa Maria para ajudar com comida centenas de pessoas que ali ocorrem. E às quintas-feiras para conseguirem bens alimentares e roupas. Essa “gentinha” não faz parte das prioridades do PSD local. E se o faz é de forma indirecta, correndo com eles do largo do mercado onde vendem em acções de venda ambulante e no combate aos “Bairros de Lata” que se instalaram há mais de 30 anos, conhecidos como Bairro dos ciganos. Isto é. Para o PSD local fazendo desaparecer os ciganos da nossa vista, estará resolvido o problema dos mal-amados. Eu aconselharia o candidato do PSD à Câmara a ler S. Francisco de Assis e as encíclicas do Papa Francisco. Que eles o inspirem. Uma última dica: - para ouvir é preciso abrirmos o coração. Para dar voz é preciso que a palavra não resvale em muros. Para mobilizar é preciso oferecer alguma coisa em troca. Intenções vagas não passam disso. E um último aviso: Não permita que de si se utilizem.

O Boletim da Junta de Freguesia é mais importante pelo que não diz do que pelo que diz. As frases: “obras inegralmente pagas pela junta”, “não sendo da nossa responsabilidade”, “aguardamos a entrega dos materiais, para dar início”, “anseios e reivindicações dos moradores, com alguns anos”, “fazemos, porque é preciso alguém fazê-lo”, são tudo frases significativas para bons entendedores.

Quanto às obras, são mais do mesmo. Quem como eu viveu 60 anos naquela praça, sabe que presidente da câmara que quer dar nas vistas é ali que faz obras. Para outro a seguir destruir e fazer outra “merda”. Muda local da rodoviária, traz praça de táxis. Muda praça de táxis e traz tuk tuk. Já estou farto. Farto destas obras de fachada e farto de ver estragar o meu dinheiro para a promoção de presidentes e de aspirantes a presidentes.

           

   

Sem comentários: