quarta-feira, fevereiro 01, 2017


ESPANTOS

"O problema, desculpem lá!, não se chama Donald Trump, chama-se Estados Unidos da América. A América não é vítima de Trump, ele não é um epifenómeno que, 'coitados!', os americanos sofrem. Trump foi eleito pelos americanos"

Francisco Seixas da Costa, embaixador e ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus

"Cadeia do Forte de Peniche - Como foi vivida" – Comprei via internet. Vai nos próximos dias ser o meu livro de leitura obrigatória. Eu vivi o tempo. E morei ao lado. Tudo foi feito para eu não ter memória daquele espaço.

E no entanto ele estava lá e representava o que de pior é capaz a alma portuguesa. Porque Salazar e Caetano eram portugueses. E os que pertenciam à PIDE e à Legião Portuguesa eram portugueses. Porque os milhares de informadores (pessoas que denunciavam à PIDE cidadãos comuns que se manifestavam contra o Governo do Estado Novo) eram portugueses. Porque os que aderiram à União Nacional eram portugueses. Porque os que votavam neles eram portugueses.

Estão admirados do texto de hoje? Começar no trampa e acabar no Estado Novo? É tudo a mesma onda.

95% dos utilizadores das redes sociais em Portugal são utilizadores do facebook. Militantes serão bem mais de 2 milhões. Quantos são anónimos? Quantos utilizam esse último crime que é o de não assumir a responsabilidade do que afirmam dando a cara? São esses todos que elegem a direita arruaceira e alimentam o terrorismo com ódios perturbadores. São os que se dizem crentes e espalham o terror e a maledicência.

    

 

Sem comentários: