segunda-feira, maio 29, 2017


A PÓS VERDADE

  Pós-verdade é um neologismo* que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais. Na cultura política, se denomina política da pós-verdade (ou política pós-factual) aquela na qual o debate se enquadra em apelos emocionais, desconectando-se dos detalhes da política pública, e pela reiterada afirmação de pontos de discussão nos quais as réplicas fáticas — os fatos — são ignoradas. A pós-verdade difere da tradicional disputa e falsificação da verdade, dando-lhe uma "importância secundária". Resume-se como a ideia em que “algo que aparente ser verdade é mais importante que a própria verdade”. Para alguns autores, a pós-verdade é simplesmente mentira, fraude ou falsidade encobertas com o termo politicamente correto de "pós-verdade", que ocultaria a tradicional propaganda política. (Wikipédia)


*atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente.

Entendidos que estamos sobre aquilo de que falamos, venho por este meio convidar-vos a não perderdes um único número do jornal local no que se referir às candidaturas autárquicas. Quem for “esquistoide”

e tiver a mania de guardar os compromissos de honra que os candidatos e partidos têm feito ao longo dos anos para com os eleitores no caso de serem eleitos, encontrará aquilo a que anteriormente designávamos por promessas, mas a que as redes sociais descobriram novas designações.

Para quem se candidata pela 1ª vez é fácil prometer. Já se torna mais difícil quando faz parte de agrupamentos que já foram responsáveis pelo município e que tudo o que agora prometem, deixaram para trás. Agora já se torna mais difícil aguentar a pós verdade quando já se deteve o poder e/ou já foi candidato descurando em absoluto os problemas dos munícipes para só se preocupar com obras de fachada.

Para a pós verdade eu trago uma vacina em nome em modo de provérbio chinês:

O QUE SE DIZ OUVE-SE. O QUE SE ESCREVE LÊ-SE. O QUE SE FAZ VÊ-SE.     

Sem comentários: