quinta-feira, maio 18, 2017


DIA DOS MUSEUS

Hoje 5ª feira é o dia dos Museus. A Câmara Municipal de Peniche cumpre o trivial. Permite a entrada sem cobrança dos visitantes do Dia e a 20 de Maio organiza uma visita noturna à Zona vocacionada para Museu da Resistência.

Perdido o pendor criativo das primeiras iniciativas, cumprem-se calendários. E no entanto sobre e acerca do Futuro Museu da Resistência Tanta coisa poderia e deveria ser feita com o objectivo de dar a compreender aos nossos jovens o que foi de facto aquele tempo.

E seria tão fácil.

Passaria por atempadamente, a Câmara Municipal com a colaboração dos serviços do Museu, organizar um concurso de âmbito nacional  envolvendo os alunos dos 2º, 3º ciclos e secundário, sobre o efeito das leis do Estado Novo na vida das pessoas e quais eram e onde eram as prisões políticas.

Os melhores textos (em numero a definir de acordo com as capacidades logísticas, seriam premiados com a vivência dos seus autores durante 24 horas na prisão da Fortaleza de Peniche.

Para recrear essas vivências seriam consultados os ex-presos políticos ainda vivos que dariam as “dicas” para essa recreação. Jovens de Peniche seriam os guardas prisionais e os “PIDES”. Seriam eles que elaborariam as ementas para essas 24 horas. Assim como seriam eles os vigilantes nos recreios. Nessas 24 horas seria recriado com todo o rigor o ambiente que se vivia na altura. Nada de telemóveis. Nada de cartas. Nada de computadores. Televisão e rádios nem pensar nisso. Viver no século XXI os anos 50/60 ou 70, seria a melhor aprendizagem que poderíamos dar aos nossos jovens do que era aquele tempo. Não mais esqueceriam o Estado Novo tenho a certeza.

Mas enfim. Isto foi sugerido por mim. Falta-lhe credibilidade. Tivesse sido uma proposta do CC e outro galo cantaria.

Felicidades para a reforma dos actuais edis.  

 

Sem comentários: