terça-feira, maio 02, 2017


CÃES E GATOS: - NUNCA MAIS!!!

Quero dizer-vos em primeiro lugar que desde que me lembro de existir, sempre existiram cães ou gatos em minha casa, na casa de meus pais e na casa de meus avós. E SEMPRE, mas sempre foram considerados lá em casa como seres vivos e com necessidades. Nunca foram tratados como “coisas”.

Em casa da minha avó sempre existiram pombos e pintassilgos. E grilos. O pessoal mais novo assim que apareciam os primeiros grilos, vinham a correr a casa da minha avó para lhos venderem. Animais fizeram pois sempre parte da minha família.

É claro que levaram algumas tareias, como a minha filha levou umas palmadas. Existem regras para cumprir por pessoas e animais.

Mas, e isto é que é importante, embora todos fossemos seres viventes, cães, gatos, grilos, pombos e pintassilgos, pessoas sempre foram pessoas e ANIMAIS SEMPRE FORAM ANIMAIS.

Nem eles comiam do nosso prato, nem nós da malga deles. Nós sempre utilizámos a casa de banho e eles a rua. Nós dormimos em camas e eles em tapetes. Nós comprávamos roupas para nos vestirmos e eles andam em pêlo.

Quando é que me surgiu então esta incapacidade pessoal de coexistir em casa com animais. Quando começaram a surgir regras e mais regras para lidar com eles. Quando mulheres e homens com problemas pessoais mal resolvidos começaram a lidar com os animais como se fossem filhos ou netos. Animais são animais e pessoas são pessoas.

Sempre me recordo de procurar areia para limpar os pés quando pisava merda de cão. Agora isso é pecado. Ter cão passou a ser uma moda. Ou um pesadelo.

Por mim não alinho em modas, nem curto pesadelos. Quero ter uma velhice calma e sossegada. E feliz. Cães e gatos nunca mais.

Sem comentários: