terça-feira, junho 20, 2017


HEDONISMO

O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e seu mais célebre representante foi Aristipo de Cirene. O hedonismo filosófico moderno (utilitarismo) procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas. (wikipédia)

Penso que as correntes filosóficas são um pouco como as modas. Assim é que neste primeiro quartel do século XXI muito mais que a tentativa de conseguir a felicidade para o maior número de pessoas, a sociedade global pretende conquistar o prazer individual como o supremo bem da vida humana.

Perdeu-se a capacidade de reconhecer O OUTRO como a parte mais importante do estar colectivo. E não é fácil lidar com isto quando a nossa formação cívica e cultural se baseou sempre no respeito pela condição humana. As pessoas perseguem objectivos pessoais sem preocupação de espécie alguma sobre se isso coloca em causa objectivos colectivos.

Reparem nos cartazes de propaganda dos candidatos à Câmara que já vemos por aí. Com frases curtas e impessoais, que não comprometem ninguém de tão imprecisas e difusas que são, dizem-nos que a única coisa importante é  aquela imagem daquela pessoa cheia de luz contra um fundo negro (ou escuro). No fundo o que pretendem dizer é que eu sou a luz para além de mim não existe nada. As frases de tão imprecisas não são para ser lidas, são para suporte de alguma coisa que aquela pessoa acha que deve dizer, em suporte do seu eu.   

Ser hedonista tem muitas formas de nos surgir. Umas mais elaboradas que outras. As redes sociais não darão a bem do futuro, resposta para os nossos devaneios. Até porque são efémeras.

Sem comentários: