quinta-feira, junho 08, 2017


PAGAR UM PREÇO

Lutar por alguma coisa condiciona-nos. Ou restringimos outros desejos, ou abdicamos de certos bens, ou até e em última análise até nos pode levar a perder certas pessoas de quem até gostamos ou admiramos.

Por exemplo eu quero ter uma vida melhor que na minha terra, ou no meu país não me é possível conseguir. Saio da minha terra e do meu estar e vou para outro local, ou mesmo para outro país. Abdicamos então do nosso estar habitual, da nossa família, dos nossos amigos, para em nome daquilo que perseguimos poder atingir os nossos objectivos.

Quem nasce faz escolhas. Isso é inevitável. Mais que inevitável é legítimo. Também o é para quem luta por um ideal, ou por uma causa. Do que falo é das escolhas que eu faço. Não das que me são impostas.

Quando me dizem o que tenho de escolher desde logo abdico desse caminho. Claro que estou a falar de coisas verdadeiramente importantes.

E importante é acima de tudo o respeito que devemos a nós próprios. Quem não se respeitar a si próprio não pode respeitar os outros. E importante é acreditarmos nas nossas lutas. Quem lutar sem acreditar no que faz está condenado a perder. E importante é saber que tudo é efémero. Existe vida e amor e morte e sofrimento e amor para além de cada um de nós. Somos facilmente substituíveis. Por outros melhores que nós.

Por tudo isto é importante não ceder nos princípios que nos animam. Contra ventos e marés. Respeitar e honrar a família e os outros é nunca ceder perante eles. Acreditar sempre.  

Sem comentários: