quinta-feira, julho 13, 2017


ISTO É POLÍTICA MINHA GENTE

E de repente, aceitar ofertas de bilhetes de avião para ir ver o Europeu de futebol, constitui crime. De facto a lei mantém-se ao longo dos últimos anos. Mas sabe-se lá porque mistério divino, a Procuradoria que não consegue resolver durante muitos anos com crimes de corrupção que afectarem a vida de centenas de milhares de portugueses, decide levar um ano a descobrir crime que foi cometido durante dezenas de anos sem que alguém lhe dissesse que não.

Recordo o Presidente da Câmara que por oferta de uma empresa privada foi à Rússia assistir a um jogo de futebol do Sporting e que a certa altura até se comprometeu a fazer a análise do jogo para a rádio local do município onde era presidente. Outros procuradores, outros prevaricadores, outras vontades. Dá para que alguém compreenda a justiça em Portugal? Não. Definitivamente não.

Hoje o Conselho de Ministros vai decidir sobre o local posto a concurso na CE para a eventual localização da Agência Europeia do Medicamento. Tenho uma mosca que me diz que em Portugal é que essa Agência não se situará. O primeiro ministro de certeza que sabe algo sobre a matéria. Eu no lugar dele (e a ser verdade que não ficará sediada em Portugal) apostava tudo em propor a Cidade do Porto. Não fica em Portugal, não é culpa do Governo. Tirava mais um pouco do tapete a Rui Moreira e teria o mérito de ter feito o possível pela capital do norte do país. Isto é habilidade.

Dizem-me haver quem desenvolve a sua candidatura à autarquia de Peniche, via Internet. Mas as pessoas sonham e vivem e sofrem é no mundo real, não no virtual. Quem pode acreditar nisto?

Pode haver paixão e não haver razão (ver o caso das paixões clubistas). Pode haver razão e não haver paixão (é o caso dos funcionários que nos massacram com as leis e não se apercebem que à frente deles estão pessoas). Pode não haver razão nem paixão (é o caso daqueles que só se preocupam com o seu bem estar). Pode haver razão e paixão e não haver capacidade nem credibilidade para as fazer vingar. A seu tempo o veremos.

   

Sem comentários: