sexta-feira, janeiro 18, 2019


GESTORES DE CONTA

Sou do tempo em que abrir uma conta num banco era uma espécie de certidão de bom comportamento. Ou porque se tinham amealhado uns tostões, ou porque se era funcionário público e nesse caso chegavam 100$00 (o equivalente actualmente a 50 cêntimos).

Estou a falar disto e penso como sou velho. Nesse tempo ir ao banco pedir um empréstimo era um quebra-cabeças diabólico. Os Juros. As livranças. O arranjar fiador. Isto é, alguém que se responsabilizasse pelas tuas dividas se tu não as pagasses ao Banco.

Nesse tempo os créditos mal-parados de que hoje tamno se fala eram praticamente inexistentes. Só um louco se lembraria de pedir dinheiro para comprar uma casa. Quanto mais pedir dinheiro para comprar carro ou mobílias, ou férias.

Hoje tudo é possível e as garantias de que se paga o que se deve são mínimas ou nenhumas. Mas temos GESTORES DE CONTA. Cada depositante tem o seu gestor de conta que o “aconselha” sobre a melhor forma de contribuir para os lucros do banco onde tem o seu depósito. Ou os lucros do seu banqueiro.

No tempo em que não haviam gestores de conta, não haviam banqueiros a roubarem o dinheiro dos clientes. Que os portugueses depois pagam. Antigamente os clientes dos bancos tinham de ter fiadores. Hoje os fiadores dos bancos são os ordenados dos portugueses.

Quando ouço a Rita Blanco nos anúncios, compreendo-a. É actriz e precisa de ganhar dinheiro. E lamentavelmente faz um bom anúncio. Quantos portugueses leva consigo para os gestores de conta não sei. Mas sei que quanto mais houverem, mais condições existem para mais um banco ser roubado pelos seus administradores, E que nessa altura nenhum Gestor de Conta assumirá responsabilidades.

Sem comentários: