quarta-feira, fevereiro 13, 2008

INCONGRUÊNCIAS DO SISTEMA EDUCATIVO
Não estou interessado nas queixas dos professores com o seu sistema de avaliação. Sempre os ouvi queixarem-se, fosse qual fosse o sistema. Não os ouço fazer tanto barulho com o sistema de avaliação dos alunos. Mas adiante. Isso é para outras histórias e enredos.
O que me interessa agora são outras coisas. Mais graves e mais penosas. Porque conduzem cada vez mais à ignorância colectiva. Apesar de cada vez mais toda a gente estar disponível para ser juiz de causas alheias.
Tenho um casal amigo que está a trabalhar em Espanha. Os dois licenciados. Os dois na casa dos 30 anos. Ele trabalha numa empresa portuguesa que se encontra a laborar em Barcelona.
Encontrei-me com eles e aproveitei para lhes pedir que se vissem à venda, me comprassem um D. Quixote de que gostassem. Qual não foi a minha surpresa quando me apercebi que não sabiam quem era o cavaleiro da “Triste Figura”, nem o que representava, nem quem tinha sido o seu criador.

Picasso

As histórias de cavalaria, desapareceram dos compêndios. Cervantes já foi. E pergunto a mim mesmo se a Utopia deixou de ter lugar no imaginário dos nossos estudantes. Sem a Utopia, resta-lhes a Net “sem rede”. Ao que parece são já feitas tentativas para acabar com a Filosofia. A seguir vai a Geometria Descritiva.
Com tanta ponte para atravessar o Tejo, para quê Pessoa e Cesário Verde? A Amália já não reconhece o S. António e o Solnado não mais irá à guerra. Pode ser que o fedor que os gatos exalam, traga tanto mal-estar para os responsáveis da Educação, que entrem de “caganeira” e isso só pare quando perceberem a merda que andam a fazer.

1 comentário:

penichemar disse...

" Os empreendedores imobiliarios ainda nao tocaram ... " mas que o povo desde ha dois anos com o conhecimento da Camara Municipal de Peniche tem anexado parcelas grandes de terreno , vedado ,e construido barracas " para comecar " Daqui a mais uns anos a Camara para os desalojar tera' que pagar-lhes indemnizacoes para sairem de la.
E so ir para leste de onde foi tirada a fotografia e vera ate ao chegar ao caminho aquilo que estou a falar. Na direccao das casas que se veem la para leste na fotografia .