domingo, fevereiro 10, 2008

O ZÉ DO PORTO
A notícia chegou-me brutalmente e de forma a não ter dúvidas: - morreu o Zé do Porto!
Um cancro em poucos meses destruiu de forma implacável a força da natureza que ele era. Conheci-o em 1977, quando regressei de dois anos de cooperação na Guiné.
O Zé tinha vindo para Peniche com um cunhado para trabalhar nas obras de construção do actual Porto de Pesca. Na altura impressionou-me o seu estar sempre sem queixas, nem miserabilismos. Jovem, cedo se tornou uma referência em Peniche entre os jovens.
Na altura impressionado com a sua estatura pessoal, escrevi uma crónica que publiquei no “Diabo”, precisamente com o mesmo título que hoje utilizo.
O Zé passado algum tempo passou a trabalhar para o Rui Alexandre no “Phoenix”. Tornou-se seu amigo e homem de confiança. Foram muitas e muitas horas de noite que transporto comigo com o Zé sempre presente. Muitas bebedeiras. Muitas loucuras. Alguns anos mais e mudou-se para o Algarve, para onde foi trabalhar até que a morte o levou.
Não é fácil desfiar aqui os sentimentos que se cruzam em mim ao saber da sua morte. O mínimo que posso dizer é que morreu um Homem bom.

Sem comentários: