sábado, fevereiro 09, 2008

VANDALISMO EM PENICHE
O Carnaval já lá vai. Com tanta coisa boa que aconteceu falar do que aconteceu de negativo pode parecer implicância. Não é esse o meu propósito. Não quero deixar de lançar um alerta para ocorrências similares que se dão em datas festivas. Não para impedir que aconteçam (são inevitáveis) mas para obstar que os seus efeitos perversos se façam sentir.
Quem na 2ª Feira de Carnaval se levantou cedo, (pelas 08:00 da manhã) pode ver em algumas ruas do centro da Cidade com sinais da passagem de gente que vandalizou algumas artérias despejando vasos de plantas, partindo outras, espalhando o conteúdo de caixotes, etc. Isto não é inédito. Quando se dão festividades extraordinárias, é certo e sabido que na madrugada de sábado e domingo, ou em dias feriados, este tipo de acontecimentos se repete.
A minha sugestão é que a CMP possa eventualmente nomear um piquete de limpeza extraordinário para estes dias. Desse piquete fará parte um elemento que de motociclo percorra as zonas sensíveis do centro da cidade, munido de telemóvel. Detectando algum estrago, chama o piquete e este elimina o desaforo. Isto entre as 5 e as 9 horas da manhã.
Os vândalos só se manifestam se os seus efeitos perversos forem visíveis. Quando os seus actos não são observáveis eles perdem a força e a vontade de actuar. Julgo que esta será a melhor forma de actuar nestas circunstâncias. Não há policiamento suficiente para impedir tais actos. Mas podemos eliminar o que eles pensam ser a sua glória. Ignorar as suas atitudes, impedindo-as de chegarem ao conhecimento público pode ser a chave do problema. Fica a sugestão.
PS – Os meus parabéns pela forma como a CMP resolveu o problema da limpeza dos espaços de actividades carnavalescas.

Sem comentários: