sexta-feira, novembro 14, 2008

FACTOS SÃO FACTOS
Facto 1 - Nos últimos dias representantes do Ministério da Educação são recebidos com insultos, vaias e ovos em Escolas onde vão de visita. Se os pais e encarregados e educação, se os professores não sabem fazer os alunos distinguir entre contestação legitima e má educação, como podem depois esperar ser respeitados. Não conhecem o poema do Brecht? Não me insurgi contra o que vi fazer a outros, mais tarde os mais cedo tocou-me à porta a desgraça…
Facto 2 – SMS anónimo propõe aos docentes a criação de um ambiente caótico nas escolas. Combater o anonimato…sempre! Faz parte da Educação Cívica. Mas isso é para os outros. Como se fosse preciso fazer alguma coisa para espalhar o caos. Como se há anos não fosse isso que acontece. Como se os artigos 4º e o 102, e depois todas as faltas sucessivas entre feriados, às 2ªs e 8ªs Feiras, não fossem já o prenúncio do que iria acontecer.
Facto 3 – O Secretário-Geral da FENPROF propõe que os órgãos de gestão das escolas (representantes da Administração) sejam os líderes da resistência às propostas do Ministério. È isto um representante dos interesses dos trabalhadores do ensino. Como é que alguém se admira com os disparates que vão acontecendo…
Facto 4 – O Governo Regional da Madeira por decreto decide que todos os professores que trabalham naquela Região têm a classificação de Bom, sem que haja nos Sindicatos ou outros grupos de representantes uma voz que se manifeste contra a injustiça que isto representa para os que trabalham em detrimento dos que nada fazem.
E mais não digo.

Sem comentários: