sexta-feira, novembro 07, 2008

OS DISCURSOS
Quem como eu passou a noite de 4 para 5 acordado, teve a felicidade de assistir a um momento que permanecerá para sempre na memória da humanidade. Vivi vários momentos destes. O 25 de Abril. A saída dos presos políticos da Fortaleza de Peniche. A queda do muro de Berlim. A libertação de Nelson Mandela. O 11 de Setembro. A saída dos americanos do Vietnam. Uma vida a minha cheia de acontecimentos que parecem pertencer ao mundo da Utopia. Como corolário de tudo isto a eleição de um negro como Presidente dos Estados Unidos. Eu vi a morte de Luther King. Eu vi a repressão à porta das Universidades para impedir os negros de lá entrarem. E vejo agora um negro Presidente da maior potência mundial. A minha vida já valeu a pena.
Eleito por negros e brancos. Mulheres e jovens. Hispânicos e outros grupos minoritários. Vi o que em Portugal com as suas falsas virtudes e morais, não seria possível.
Vi tudo isto e ouvi o discurso de vitória. Para mim vai ser emoldurado. E vai passar a figurar em lugar de honra em minha casa. Ao lado do discurso do candidato que perdeu as eleições. Alguém disse que na noite de 4 para 5 de Novembro, McCain foi negro. Estou de acordo com o que esta ideia expressa. Vencedor e derrotado foram grandes e assim é que se constrói o futuro. Com grandeza e lealdade. Com o reconhecimento de que a Democracia como Valor é algo que merece ser respeitado.
Deveria ser obrigatório para quem concorre aos poderes políticos ler e demonstrar que compreenderam estes dois discursos. Como eu ficaria feliz se os pseudo-políticos da minha terra tivessem esta grandeza de alma. Mas se a tivessem não seriam quem são e eu não estaria a escrever isto.

1 comentário:

SONY disse...

Boa noite Sr. José Maria.
Ao pesquisar na internet sobre Peniche encontrei este seu blog. Encontrei quando pesquisava sobre o bairro da CarIII inaugurado mais ou menos em 1978, hoje penso tem o nome de Vila Maria. Há cerca de 25 anos que vivi nesse bairro, nunca mais regressei nem tive noticias, agradecia que me pudesse dizer mais sobre ele...vivi parte da minha infância nele. Obrigada, espero noticias. Bem haja.
Sony