quinta-feira, novembro 06, 2008

QUEM TRABALHA NAS NOSSAS ESCOLAS
Entre o 5º e o 9º ano de escolaridade, o horário base dos nossos alunos é de 31 tempos lectivos. Isto para crianças entre os 10 e os 15 anos de idade. Se pensarmos que uma parte substantiva destes meninos e meninas são do interior e têm de estar sujeitos à utilização dos transportes escolares, que na maioria dos casos são assegurados pelas carreiras públicas, a esta ocupação há que fazer acrescer mais dez horas semanais para as deslocações. Nalguns casos, que não são tão poucos como isso, há que levantar às 06 30h da manhã para entrar às 08, com o regresso previsto a casa palas 19 horas.
Depois temos os trabalhos para casa. Os professores de Português, Matemática, Inglês/Francês, Estudos Sócias, etc, etc, mandam para os meninos trabalhos para casa, para eles desenvolverem as suas capacidades. Há ainda que estudar. Íamos em 41horas, mais algumas pelo meio.
Se quiserem praticar Desporto Escolar, são mais umas quantas horas. Num número de casos que não é assim tão pouco significativo, alguns meninos e meninas ajudam os pais aos fins-de-semana em actividades laborais diversas. Não estou a ser demagógico. Quem trabalha nas escolas sabe que é assim.
É comum nas reuniões de avaliação ouvirmos os professores ao analisarem o aproveitamento dos alunos e escreverem nas informações para as reuniões com os encarregados de educação, “o aluno precisa de trabalhar mais”.
Estávamos em 41 horas de ocupação semanal que com mais uns pozinhos, chegam com facilidade às 45 horas semanais. Repito, para crianças entre os 10 e os 15 anos de idade.

Os professores têm 22horas de actividades lectivas. Com a preparação de aulas e toda a carga burocrática de que se queixam, não chegam de perto, nem de longe, às 45 horas semanais. E são adultos. E ganham para trabalhar. E foi a profissão que escolheram. E já sabiam que assim seria. E em Setembro/Outubro o regabofe é mais que muito a queixarem-se que estão desempregados. E quando estão a trabalhar continua o regabofe a queixarem-se que o trabalho é muito. E têm férias na Páscoa, no Carnaval e no Natal. E entre 10 de Julho e 31 de Agosto não produzem népia.
E os pedreiros, e os pescadores, e os caixas dos supermercados e os operários fabris, e… as crianças que frequentam as escolas.

Sem comentários: