segunda-feira, novembro 17, 2008

“O HOMEM DE KIEV”
Vi este filme há algumas décadas atrás no velho Cinemar. A história é simples: - Um homem é completamente alheio ao fenómeno político. Vive para a sua casa, o seu trabalho, a sua família. Até que um dia por causa de um senhor dono de terras, tudo isso é posto em causa. O homem é preso, julgado e condenado porque a Lei protegia os nobres e o homem vai dando a conhecer para o exterior a sua luta pela dignidade de ser tratado como um ser humano.
Recordo num dos diálogos desse homem com os seus carrascos, a afirmação: “- Já me tirastes a casa, a mulher e os meus filhos. Já me tirastes as terras. Não tenho já nada a perder. Se me tirares a vida, sois vós que saíreis a perder.”
Vem isto a propósito do Manuel Alegre. E das suas afirmações últimas. Quando eu estava na Câmara como Vereador, um dia em conversa com um dos indefectíveis do Presidente da Câmara, dizia-me ele a contestar uma das minhas afirmações que consistia em pedir que se desse atenção ao que Manuel Alegre propunha para o partido: “- Não brinques comigo. O MA é um poeta. Vive na Utopia e só serve para dar um certo sabor e graça ao PS.”
O Homem de Kiev já não tem nada a perder. Não quiseram ouvi-lo quando havia tempo, agora segurem-no. E não se queixem depois.

Sem comentários: