terça-feira, fevereiro 17, 2009

SEM COMENTÁRIOS…
Peniche, Leiria, 16 Fev (Lusa)- A PSP de Peniche está a investigar um caso de burla de 800 euros de que foi vítima um septuagenário, instado a demonstrar ser “pessoa fiável” para entregar uma doação em dinheiro a uma instituição de caridade.
O idoso foi inicialmente abordado por um homem, de cerca de 60 anos, que lhe disse que “tinha o pai doente acamado com cancro e que este queria fazer uma doação a uma instituição”, relatou à Lusa fonte da PSP.
Para tal, disse ao septuagenário que precisava de duas testemunhas para assistir à doação, tendo retirado do bolso a quantia de dinheiro, em “diversos maços de notas fictícias”, que pretendia entregar à instituição.
Mais do que ser testemunha, a vítima terá sido depois instada a ser a “fiel depositária” do dinheiro e ser ela a entregar directamente o donativo.
Nessa altura, “fez com que o indivíduo fosse levantar ao banco 800 euros como garantia de ser uma pessoa fiável e ficasse com o donativo a dar à instituição”.
Para levar o idoso a cair no conto do vigário, um outro homem, de cerca de 60 anos, apareceu, fazendo-se passar por testemunha e com igual valor monetário para entregar como garantia de ser pessoa idónea, no momento em que o lesado regressava com os 800 euros do banco.
De acordo com a PSP, depois de colocar todo o dinheiro no mesmo saco de notas falsas, os dois alegados burlões pediram ao septuagenário para ir aos correios comprar uma folha azul timbrada para preencherem e entregarem na instituição juntamente com o dinheiro.
Ao regressar ao local, os suspeitos tinham fugido com o dinheiro e o homem de 72 anos, apercebendo-se que tinha sido vítima de uma burla, acabou por apresentar queixa na PSP, que está agora a investigar o caso.
FYC Lusa/Fim

Sem comentários: