segunda-feira, janeiro 13, 2014

A FOTO


Ao olhar para esta foto recordei-me de uma cena passada em Peniche há mais de 50 anos e que a minha mãe me contou, rindo como se o riso fosse a sua forma de estar.

A minha mãe foi um domingo à missa das 7 da tarde em S. Pedro numa tarde de inverno em que o frio cortante convidava ao aconchego do lar. Começou a subir as velhas escadarias da Igreja e ouvia o murmúrio de 2 vozes que ecoavam no átrio exterior da Igreja. Uma mais estridente, outra mais calma e confortante. Quando acabou de subir os degraus deparou-se-lhe um casal muito conhecido aqui na vila de Peniche: - A D. Herculana e o Sr. Ezequiel. Eles eram talvez o casal mais “beato” que todos nós conhecíamos. Iam a todas as missas. Não falhavam a um terço. O Sagrado Lausperene era o corolário de todas as suas convicções. As procissões o seu sacrifício em nome do Senhor. Firmes nas suas convicções nem sequer se apercebiam das torpes risadas dos ímpios que amesquinhavam a sua devoção sem limites à Igreja e aos seus rituais. Moravam numa casa apalaçada que ainda hoje existe e que vai da rua Dr. Figueiredo Faria ao Largo Bispo de Mariana. Não tinham filhos. O seu estar na vida começava nas suas devoções religiosas e terminava no cumprimento amoroso das suas obrigações e fé religiosas.

Era pois esse casal de devotos que a minha mãe foi encontrar no átrio exterior da Igreja de S. pedro naquela noite de invernia dolorosamente fria e cortante. Ela sobretudo não se calava fazendo as últimas recomendações ao esposo devoto que titubeante lhe tentava dizer qualquer coisa antes de entrarem na Igreja. Até que, a certa altura ele conseguiu arranjar coragem e a interrompeu e lhe disse como última solução para a calar:

“- Querida Herculana… Fecha a boca que o frio pode entrar e ainda te constipas!”

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

O melhor pensamento posto por si- em minha opiniao - ao momento actual que se vive em Peniche. "Cala a boca !!!"
So' em complemento a esse famoso casal de Peniche lembro-me muito bem de assistir a uma cena por casualidade , em que uma Senhora que se dizia ser esposa do sr.Esequiel pedia para falar com a Dona Herculana mas esta nao se dignou a abrir-lhe a porta .
Conflitos de interesses como agora se diria ....
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
fielamigodepeniche.blogspot.com