terça-feira, maio 27, 2014

E NÓS POR CÁ?
No último post conversámos sobre as eleições europeias globalmente. Mas merece a pena falar do que aconteceu em Peniche (concelho).
Desde logo pertencemos ao Distrito que ao longo dos anos tem mantido um posicionamento político virado à direita. Sem que se vislumbre qualquer capacidade dos partidos “ditos” de esquerda de alterarem esse sentido. O que não deixa de ser estranho, num distrito em que existe focos de uma militância de esquerda (e/ou republicana) muito acentuada. Recordo Marinha Grande, Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche. Mas tudo parece perdido. Vá lá saber-se porquê ou se isso interessa para alguma coisa.

Peniche em relação a estas eleições tem algumas curiosidades dignas de serem apontadas.
Na cidade a organização do acto eleitoral foi um autêntico desastre. Desde logo as Assembleias de voto quer na Escola Secundária, quer na Escola nº1 mal assinaladas. Escritas em papel A4 a esferográfica que mal dava para se verem. Sem indicações visíveis de forma clara para os votantes.
Na escola nº 1, misturaram as secções de voto das antigas freguesias da Conceição e S. Pedro tornando ainda mais difícil o enquadramento dos cidadãos.
Em boa hora o trabalho da Junta de Freguesia permitiu tornear todas estas dificuldades. Desnecessárias na sua maioria.
Ou foi incompetência de pessoal da Câmara Municipal de Peniche destacado para realizar este serviço, ou terá sido desleixo (propositado ou não). Mas era bom perceber o que se passou e responsabilizar quem prestou tão mau serviço aos cidadãos.

Mais uma vez os resultados eleitorais aqui, no Concelho de Peniche, foram brilhantes. 71,85% de abstenções. É dos valores mais altos da abstenção a nível nacional. A cidade de Peniche e a Freguesia de Ferrel com 73,36% e 74,24% respectivamente foram recordistas nos valores da abstenção.
Nada justifica estes valores.
Por aqui passaram ainda que a trote as forças políticas ditas mais representativas. Mas o empenhamento foi nulo. Dando-nos uma clara indicação de que votar é um incómodo.       

Sem comentários: