quinta-feira, outubro 20, 2016


APRENDER COM OS OUTROS

No número de aniversário do “Região de Leiria” li uma notícia que me apetece transmitir-vos.

É comum a generalidade dos Concelhos atribuírem subsídios para Bolsas de Estudo que normalmente a regras que pretendem distinguir os melhores alunos que ao mesmo tempo são alunos com dificuldades financeiras. Para quem estuda e sobretudo para os pais que pretendem abrir um futuro mais risonho para os seus filhos estes apoios são sempre uma espécie de euromilhões a premiar os que mais se esforçam. E quando falamos do Ensino Universitário com os custos de nível elevado que comporta, ainda se acentua mais o benefício de tais apoios.

Pois bem. A JSD (fazendo recordar o cariz social que o partido que representa em idos conteve) propôs à Câmara Municipal de Leiria um conjunto de alterações ao Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo afim de que estas possam também beneficiar de forma proporcional, alunos portadores de deficiência que se tenham distinguido no seu percurso escolar, embora que por razões dessa própria deficiência não tenham atingido os patamares de sucesso dos seus restantes colegas.

A isto chama-se contribuir para eliminar barreiras e ser coerente com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, tão propalada mas tão pouco praticada.

À JSD de Leiria um abraço Democrático pela sua iniciativa. Aos nossos autarcas um apelo para relerem o Reg. de atribuição de Bolsas de Estudo e que seja revisto visando situações como estas.

 

Sem comentários: