quinta-feira, outubro 06, 2016


SER UM PORTUGUÊS FELIZ

O dia 5 de Outubro de 2016 trouxe aos portugueses algumas razões para se sentirem felizes.

Desde logo pela reposição do Dia 5 de Outubro como um dos dias de Portugal e que em péssima e tenebrosa hora PSD e CDS tentaram varrer da nossa memória colectiva. Não estou à espera de grandes festejos e que as gerações mais novas sintam a mesma emoção que eu sinto. Mas a existência da celebração deste dia permitirá que alguns se interroguem sobre o seu significado e isso, já será suficiente para os filhos dos nossos filhos olharem com admiração para a história da Pátria Portuguesa.

Para mim o 5 de Outubro tem uma particular importância. É o Dia de anos do meu pai. Que desta vez foi comemorado com “arroz de pato” e com bolo de laranja. O meu pai está aqui todos os dias presente. Afinal foi neste espaço que ele nasceu e que enquanto eu tiver condições para isso aqui será celebrado.

Por último. Que melhor notícia para comemorar este dia do que aquela que foi divulgada na tarde deste dia, com a nomeação de António Guterres para o cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para nós Portugal, que ao longo dos últimos anos temos sido tão maltratados por muitos dos que se dizem países nossos aliados e amigos é uma notícia que nos faz crescer de orgulho. Somos donos dos nossos próprios méritos que não são hipotecados nem pela alta finança, nem pelos senhores da economia hostil para com os deserdados.

António Guterres é um homem de valores. De causas. De ideais. Dos que infelizmente já não vão abundando nos dias de hoje. É um humanista. Um homem da Utopia. Um homem da Paz e do Amor.

Desejo-lhe as maiores felicidades para o exercício do seu cargo. Esperam isso também dele os famintos, os feridos das guerras. Os que sofrem pela ganância dos senhores do mundo. Os desalojados.   

Sem comentários: