segunda-feira, outubro 17, 2016


MAIS ACHAS PARA A FOGUEIRA DO FORTE DE PENICHE
Algumas das pessoas que eu respeito e leio com prazer como é o caso de João Taborda da Gama e Daniel Oliveira, e em tempos idos Pacheco Pereira, têm vindo a escrever sobre o fim anunciado da reserva moral da nação portuguesa que é a prisão política do Estado Novo que foi instalada no Forte de Peniche.

Todos eles são unânimes no conceito deveria presidir à sua preservação: Para que não se esqueçam as páginas negras do Portugal Moderno.

Assim foi na África do Sul com a cela de Nelson Mandela e em Auschwitz no sul da Polónia com o campo de extermínio dos Judeus.

Todos estes locais são campos de extermínio. De comunistas, de pretos e de judeus. Tudo o que é abominado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, que determina que ninguém pode ser banido da sociedade por aquilo em que acredita, pela sua raça ou religião.

 

Mas continuemos com esta história abominável que se tece à volta do forte de Peniche. Tudo se inicia com uma presidência da Câmara PS e com o Apoio da Região de Turismo do Oeste também PS nos idos de 2000. Nesse tempo dá-se a 1ª visita de Siza Vieira ao Forte de Peniche para verificar “in loco” a eventual requalificação do Forte de Peniche para mais uma pousada do Grupo Pestana.

Esta história não é nova portanto. Já tem cerca de 20 anos e foi sempre apresentada como moeda de troca para os apetites do Grupo Pestana. O simbolismo e a história do Forte nunca foram preocupação.

Os anos da crise remeteram para as calendas gregas este aproveitamento. Que parece terem lugar agora. PS e PCP uniram esforços para este imbróglio. Nada os fará parar. E não contem com a Câmara Municipal de Peniche para se opor a este acto de lesa Pátria. Para eles (Presidente e Vice-Presidente da Câmara) aparecerem nas Televisões com os líderes do Grupo Pestana é tudo o que mais podem desejar da vida. Até porque auguram (ao verem o exemplo do Barroso), que os pode vir a aguardar um promissor futuro. Os ideais e o sofrimento dos que lutaram já passou.

Agora vem o tempo dos flashes e do show business. E digamos em abono da verdade que os nossos políticos locais até têm figura para aparecerem na Caras. Quem sofreu que tivesse sido esperto e não se deixasse apanhar. E afinal só lhes resta um ano para ganhar o futuro. Câmara comunista? Deixem-me rir. Tem tanto de comunista como eu de santo. É ver a quantidade de habitação social deixada ao abandono. A lei das paridades deveria impor também um QI mínimo para dela poder fazer parte quem quer que fosse.

Quando me contarem anedotas por favor, contem as que quiserem menos essa de que a Câmara de Peniche é comunista.

 

 

Sem comentários: