terça-feira, outubro 11, 2016


UMA FOTOGRAFIA

Em 1954 o meu sogro (Álvaro Santos Martins) era guarda prisional. As suas características humanas levaram a que fosse perseguido pelos seus chefes, castigado com alteração da sua localização, e, posteriormente a sua detenção, julgamento e prisão. Foi espancado, maltratado e submetido a sevícias pelos PIDEs e dolorosamente afastado dos seus filhos e mulher.

Tudo foi feito para lhe diminuir a dignidade e os seus valores humanos.

Nesse ano de 1954, os filhos do meu sogro comiam as sobras do pão que o diabo amassou, que amigos e correligionários desapareceram todos até ao 25 de Abril, quando por milagre, de um dia para o outro todos se tornaram comunistas.

Nesse Verão de 1954 a Anita e a Natália foram à praia do Baleal com o Zé Domingos (filho do Domingos da Rola) e tiraram uma fotografia.

Nesse Verão de 1954 a minha sogra foi visitar o marido deu-lhe a fotografia onde ele no verso escreveu: “23 de Agosto de 1954. Recebida no Reduto Norte de Caxias, sala 3 – 1º Andar. A Anita, o Zé domingos e a Natália.

 Nesse Verão num bocado de Caxias as pedras foram areia e o cimento fez-se mar. Ao longe todo o casario se tornou o Solar da Encarnação de Ferrel. E por mais noite que caísse era o sol do Baleal que brilhava. E a noite fazia-se dia com as suas meninas sorrindo para ele e o Zé Domingos a apoiar as suas amigas de sempre.   

Sem comentários: