domingo, novembro 13, 2016


O SR. PEDRO FERRAZ DA COSTA

É uma pessoa amarga. Foi durante muitos anos presidente da CIP. Agora é o líder do Fórum para a Competitividade.

Ouvi-lo é sentir o som de uma pessoa amargurada e desencantada. As suas palavras destilam ódio. Pelo menos é assim que eu as sinto. O Sr. Ferraz da Costa espelha no rosto um ar de uma má disposição permanente e esgares de uma latente raiva contra tudo aquilo que não alinha pelo seu diapasão. Penso que o sr. Ferraz da Costa teve a infelicidade ou de nascer no país ou no tempo errados. Se calhar trata-se das duas situações em simultâneo.

O sr. Ferraz da Costa odeia “comunagem” e quem com aqueles se conluia. Detesta esquerda e tudo aquilo que ela representa. Em casa do sr FC não há lareiras para ele não ter que mandar cavacos para a fogueira.


E no entanto até posso acreditar que ele terá razão numa ou noutra opinião que manifesta. Mas ele faz-me lembrar a história do rapazinho que passava o tempo a gritar que vinha lá um lobo. Até que no dia em que o lobo realmente apareceu e ninguém acreditou nele.

O sr. FC tem de aparecer publicamente com um sorriso de esperança na cara. A experiência de vida que tem deve utilizar aconselhando-nos sobre o que pensa serem os melhores caminhos. Mas sem dizer isso como quem nos manda para a cadeira eléctrica. Ou para a forca. Ou para a fogueira. Não sei se o sr. FC é cristão. Se o é (e acredito que se deve julgar ser) ponha os olhos no actual Papa e manifeste no seu rosto a alegria que sente por ser humano e poder ajudar tanta gente.

Os outros, que ele condena, também podem estar a acreditar que estão a fazer o melhor para o país. Só que podem aqui e ali cometer erros que alguém com um sentido grande de tolerância e de humanismo pode ajudar a corrigir.

Deixe-se no entanto de atirar pedras para os outros. Algumas (corre o risco) podem vir a partir o seu próprio telhado.

 

Sem comentários: