quarta-feira, novembro 23, 2016


OBRAS PARA CAÇAR VOTOS

Assim falou Zaratustra.

Muita tem sido a polémica que tem envolvido os arranjos (?) que se vão multiplicando em períodos eleitorais em zonas privilegiadas da cidade de Peniche.

Eu que tive a sorte de viver desde os 8 anos de idade num desses locais assisti em sessenta e tal anos a um fazer e desfazer de terrados, de placas giratórias ou não, de empedrados e de alcatroamentos, de demolições de casas, construção em altura, prolongamento de estabelecimentos recorrendo a artifícios, que o mínimo que posso dizer sobre a Praça Jacob é que é um “fartar vilanagem”.

Presidentes de Câmara eleitos ou nomeados chegam a uma certa altura e perdem-se em obras que querem que sejam visíveis. Que melhor local?

Sendo aquela zona e até ao “Campo da Torre” uma das mais sensíveis da cidade, não se dão ao disfrute de exibir planos e questionar a sua opinião sobre esses projectos unipessoais. Exibem a sua prepotência esquecendo-se que a seguir a eles outros virão que com os mesmos demagógicos procedimentos irão desfazer o que eles agora fazem e desenhar de novo outros bonecos ditos urbanísticos.

A populaça fala. Mas não toma posição firme sobre o seu dinheiro que é corrompido com estas ambições eleitorais. O que ali se está a utilizar é o nosso dinheiro e nem nos perguntam a nossa opinião. Somos verbos de encher. Em Peniche também irá surgir um “penexit” e mais à frente ainda votaremos num trumpa qualquer coisa porque esta trampa já cheira mal.

Trago aqui à coacção o que os eleitos do PSD disseram sobre este assunto em reunião de Câmara. Só que cometeram o pecado de omissão. O que dizem agora dos comunistas, aplicava-se também aos seus presidentes noutras alturas e também aos do PS.

Mais que um libelo acusatório o que os autarcas do PSD deveriam fazer seria designá-lo como um mea-culpa pelo comportamento indigno dos autarcas de Peniche ao longo dos anos seja de que partido forem.        

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE * Ata da reunião de 26.09.2016 * Livro 107 * Fl.733

DIVISÃO DE PLANEAMENTO E GESTÃO URBANÍSTICA: 

1) Estudo urbanístico de requalificação para a Praça Jacob Rodrigues Pereira/Largo 5 de Outubro – Largo D. Pedro V – Rua José Estevão – Campo da República (cidade de Peniche): -  Deliberação n.º 1516/2016: Os senhores Vereadores do Partido Social Democrata apresentaram a seguinte declaração de voto:--------------------------------------------------------------------------------- 

«Os vereadores do Partido Social Democrata repudiam o modo como foi liderado o processo do Estudo urbanístico de requalificação para o eixo Praça Jacob Rodrigues Pereira/Largo 5 de Outubro – Largo D. Pedro V – Rua José Estevão – Campo da República.  A área em estudo foi alargada desde a primeira vez que o assunto foi submetido a discussão na Câmara Municipal. Para os vereadores do PSD, não faz sentido analisar apenas o Largo 5 de Outubro e o Largo D. Pedro V, devendo efetuar-se uma análise que possibilite uma verdadeira requalificação dos eixos estruturantes da cidade com uma perspetiva holística e abrangente tendo em conta a necessidade da sua valorização. Posto isto,  1. Tendo já sido tomada a deliberação que permitirá reabrir ao trânsito automóvel o Largo 5 de Outubro e o Largo D. Pedro V, compatibilizando-os com zonas pedonais, é lamentável que continue por concretizar a intervenção que estimulará o comércio local que ainda ali existe.  2. É confrangedora a falta de arrojo e ousadia em empreender numa Praça Jacob Rodrigues Pereira moderna e sofisticada que privilegie as zonas pedonais e a segurança rodoviária, articulando-a com a urgente requalificação e revitalização do depauperado jardim público.  3. Para além da oportunidade desperdiçada e da evidente dificuldade em tomar decisões estratégicas (o assunto foi agendado aproximadamente duas dezenas de vezes desde Outubro de 2014), é notória a incapacidade de liderança por parte do executivo CDU ao alocar recursos humanos a projetar soluções atrás de soluções, sem que tenha existido uma ideia clara e objetiva do que era pretendido.

Peniche está refém de pessoas sem rasgo, sem visão e sem ambição – que apenas pensam em lançar mão de alcatrão para tapar buracos em tempo eleitoral, mas são incapazes de pensar num projeto de requalificação estruturante. A qualidade de vidas dos penicheiros não pode depender de ciclos eleitorais.»--------------------------------------

 

 

1 comentário:

Unknown disse...

Caro José Maria,

Como já lhe referi várias vezes leio com bastante atenção os seus post's e com algum gosto.

Deixe-me só fazer uma ressalva em relação à suposta omissão por parte dos vereadores do PSD em relação às diversas obras ou "des"obras executadas por anteriores executivos. Apesar dos Vereadores nesta declaração de voto apenas se referirem ao atual executivo, foi no entanto assumido na última Assembleia Municipal, na discussão sobre a reabilitação urbana, por parte do Deputado Municipal Ademar Vala Marques na sua intervenção, da mea culpa por obras menos conseguidas nos mandatos do PSD.

Um abraço,

Manuel Salvador