quinta-feira, abril 20, 2017


ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE PENICHE

Em 1959/1960, eu e mais 10 éramos finalistas do Curso de Formação de Serralheiros da escola referida. Fomos o segundo grupo de alunos a entrar na referida Escola. Ainda frequentámos a antiga fábrica do alemão. Foi uma turma jamais esquecida pelas muitas peripécias que passamos juntos. Uma das particularidades que nunca mais esqueço é de que como éramos só 10, eu era obrigado a jogar à bola sempre que alguém se lembrava de uma “futebolada”. Eu fazia de defesa direito e a única recomendação que me era dada era a de que nunca chutasse a bola quando estava virado para a nossa baliza.

Alguns de nós já desapareceram pela voragem da morte. Um de nós mesmo cedo demais.
Não resisto a escrever sucintamente aqui uma das nossas brincadeira nas aulas de apresentação. 2 de nós que se tinham matriculado no mesmo dia tinham os números de matrícula um a seguir ao outro. O Engº Muralha Delgado ao chamar pelos números queria que disséssemos os nomes pelos quais queríamos ser chamados. Chamou um que respondeu "Rapaz". Chamou o aluno a seguir que respondeu "Homem". Claro que foram os 2 para a rua. E no entanto tinham os 2 razão. Mas o Muralha Delgado quando antes das aulas ía à taberna do Simão, tornava-se intratável. Aquele bagaço...  

Quando não tínhamos aulas uma das nossas visitas de estudo era à Papôa. Recordo entre outros professores dessa turma o Fernando Oliveira, o Muralha Delgado e a Engª Maria Beatriz. Por uma razão ou por outra foram estes que me deixaram mais recordações. Que me perdoem os outros.

Na fotografia:
Em cima em pé

- O Carlos Laranjeira (Carlos Manuel da Rocha Laranjeira

- O Chico Dias (que teve direito a ficar na foto por ser irmão de um de nós)

- O Saúl (Saúl da Silva Batista)

- O Manel Dias (Manuel Maria Dias)

Em baixo sentados

- Eu próprio

- O Jorge Machado (Jorge Alberto Boto Machado

- O “Parina” (José Júlio Martins Rapaz)

- O Cabé (Carlos Alberto da Conceição Agostinho)

Em pé em baixo e na ponta direita

- O Rafael (Rafael dos Santos Costa)

- O João José (João José Chicharro Remígio)

Faltam na Fotografia

- O Manuel Homem (Manuel José do Carmo Homem)

- O Lourenço (Alberto Manuel Almeida Lourenço)

   

Sem comentários: