terça-feira, junho 02, 2009

CURRICULUM VITAE
A memória curta de alguns, a má fé de outros, o desconhecimento de muitos, fez-me reflectir sobre se vale a pena manter um blog com estas características. Em que se opina sobre aquilo que pensamos. De cara descoberta. Pensar nisto, fez-me rever cerca de 50 anos de vida social e politica activa. E ter uma história de 50 anos para contar é obra.
Para quem foi intervindo ao longo da vida, para quem passou por muita História e viu muita História, é fácil (sublinho, é extremamente fácil), mudar de opinião. Não porque só não muda de opinião quem é burro, mas porque tendo caído ideologias e sistemas políticos e económicos o mundo alterou-se substantivamente desde há 50 anos. Permanecer politicamente no estágio de pensamento em que me iniciei, seria de todo uma fraude para comigo próprio. O Homem não é, está sendo. Por este caminho percorro as minhas andanças ideológicas e sociais.
Comecei com a maioria do pessoal da minha terra pela mão da Igreja Católica e dos seus movimentos Juvenis. A breve trecho os fenómenos sociais e culturais foram fazendo o seu desbravar em mim.
Aos 16 anos
ligo-me a um movimento surgido pelo empenho dos estudantes de Peniche em Lisboa, que se designava Associação Juvenil de Peniche. Nessa altura começo a aprofundar leituras e actividades sociopolíticas.
Aos 19 anos
empunho-me na luta académica na Associação de Estudantes do IIL. Começo a Ligar-me a grupos de colegas que hão-de pautar a sua actividade no âmbito dos movimentos oposicionistas.
Aos 22 anos
entro em Mafra como militar. Paralelamente em Peniche surge o CICARP, cineclube que haveria de ser uma pedrada no charco no meio cultural, ao qual me orgulho de ter pertencido e feito parte dos seus corpos sociais e ainda hoje guardo o seu espólio e memória.. Alguns dos maiores vultos (todos eles da oposição) das letras e das artes portuguesas visitam Peniche. Mas a Direcção da Associação extingue-o com receio das represálias da PIDE.
Aos 24 anos
inicio a minha actividade como membro fundador da Húmus, cooperativa Livreira que fez história no movimento Cooperativo nacional. Ao mesmo tempo passo a participar nas actividades da CDE. Passa a desenvolver-se por aqui as minhas actividades.
Aos 30 anos
surge o 25 de Abril e formalizo a minha acção política tornando-me militante do MDP/CDE
Aos 32 anos
e antes da minha partida para a Guiné-Bissau como cooperante, filio-me no PCP
Aos 34 anos
no meu regresso a Portugal, afasto-me do PCP e faço uma caminhada no deserto até à década de 90, quando me começo a aproximar do PS.
Mo longo período que se segue, publiquei um livro em parceria com outros amigos de Peniche e tornei-me dirigente Associativo por vários anos.
Aos 54 anos
filio-me no PS em coerência com a minha participação nas suas actividades autárquicas.
Aos 64 anos
em consequência de uma discordância frontal com o PS por ter permitido avançar para o sufrágio do Tratado de Lisboa sem o referendar, apresento a minha demissão do PS.
Este o meu percurso enquanto activista político. Vejamos como me comportei na faceta de cidadão votante. A ordem em que aparece o meu sentido de voto é arbitrária.
Para as Presidenciais
votei Maria de Lurdes Pintassilgo, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Manuel Alegre.
Para Legislativas
votei MDP/CDE, APU, PS, PRD e BE, Branco
Para as Autárquicas
votei MDP/CDE, APU, CDU, PS e PSD (quando da 1ª vez que Luís de Almeida concorreu), Branco

Eis o que fiz politicamente ao longo da vida. Não me arrependo de nada. Quando não me senti bem afastei-me. Só sou fiel a mim próprio e aos valores que a minha família me legou e disso me orgulho. Aqui fica este relatório à laia de apresentação de contas. Para quem pretender cobrar-me o que quer que seja. Não inventem por favor. Está aqui tudo. E ao chegar a velho cumpre-me apresentar contas.

Sem comentários: