terça-feira, junho 23, 2009

S. JOÃO NO PORTO
Por esta altura perfazem 40 anos sobre a minha primeira ida ao Porto. Recordo que estava na tropa na Trafaria, e fui motivado por um oficial meu amigo natural de Freamunde. Fiquei na messe de oficiais que se situa(va) na Praça da Batalha. Fui a 22 de Junho uma sexta-feira e regressei a 25. Ficou em mim memória que não mais se apagou do S. João e do Porto. Nesses dias, escrevi um poema dos que mais me marcaram ao longo da minha vida e que ficou para sempre como um dos poemas que mais gostei. Transcrevo-o aqui nesta véspera-dia de S. João, com o mesmo carinho com que o escrevi na altura.

Portugal-Povo-Menino-Brincando

A minha noite de S. João começou dois dias antes
quando uma simpática velhinha-inha
com um amor próprio dos dias antigos, me bateu
nas costas com o alho porro.

Velhinha-inha que amei

Foi um dia antes que o meu S. João começou.
Às 6.30 da manhã de domingo
quando as mulheres-língua-rude-trabalho
discutiam os lugares de venda
da erva cidreira do manjerico da alface e do repolho.

Minhas mulheres que amo

Foi no dia de S. João que o meu S. João começou.
Amigos:
Foi lá no Porto onde amo o que amo que vi
meu Portugal-menino-brincando.

Vi homens livres em correntes de amor
correndo saltando dançando
martelando martelando martelando
nas cabeças dos polícias e das meninas pardas
nos senhores administradores-gerais das Sociedades CRL
pisando fronteiras de espaço social.

Num dia 364 dias derrubados cheirando a alho.
Vi mulheres do meu país cortarem os mitos que as prendem
E jovens gritando e cantando na rua sem polícia de choque.
Vi-te do meu quarto Porto-Povo que amo e ri até às lágrimas.

Ri esta alegria minha de te ver livre,
uma noite livre, povo que mereces a liberdade inteira
de seres livre para amar, sem fronteiras, sem cadeias.

Quero voltar a ver-te S. João no Porto.
Quero ver-te cantar e tocar cabeças com os alhos porros
amando vivendo rindo.
Quero voltar a ver-te meu Porto
Portugal-Povo-Menino-Brincando.

2 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Olá, Zé Maria!
Passei por aqui mais uma vez.
Diz qualquer coisa...

Maria Costa disse...

E este é o meu primeiro ano a participar numa noite de S. João =D
Penso que um pouco diferente da do Porto...

Beijinhos