sexta-feira, novembro 20, 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE –
O SEU A SEU DONO
Não tenho por hábito responder aos comentários que são feitos ao que escrevo no meu Blog. Primeiro porque essa não é a característica formal deste tipo de comunicação. Depois porque a livre critica ao que escrevo, sem que se corra o risco da resposta e contra-resposta, dá um grau de Liberdade a quem me critica que de outra forma poderia ser inibido. Quando no entanto surge uma pergunta directa ao que penso feita de tal forma, que seria quase má educação não responder, aí abro a excepção que confirma a regra.
Os resultados eleitorais nas autárquicas de 2009, deram como resultado para a ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE, os seguintes valores:
- PCP/PEV - 40,52% com 9 Deputados Municipais eleitos
- PPD/PSD - 29,8% com 7 Deputados Municipais eleitos
- PS - 22,57% com 5 Deputados Municipais eleitos
- BE - 3,05%
- BRANCOS - 2,55%
- NULOS - 1,51%
- ABSTENÇÃO – 46,55%

Não incluo aqui sequer os Deputados que por inerência de funções de Presidentes de Junta. Isto porque para o meu raciocínio não me parece relevante essa indicação, mesmo quando isso significa tornar a maioria da oposição ainda menos significativa.
Não há dúvida sobre quem maioritariamente a população escolheu para ganhar a Assembleia Municipal. Ao mesmo tempo pela distribuição de votos disse ao Partido que ganhou as Eleições:”- Vocês ganharam mas têm uma AM onde não têm a maioria e que fiscalizará os vossos actos. É assim que queremos que funcione”
Os mecanismos Democráticos da Assembleia Municipal preservam a capacidade de intervenção da Oposição, não lhe coarctando qualquer direito. E a maioria de que dispõem dá-lhes a capacidade de em cada momento que for necessário, tomarem as medidas adequadas para impedirem que o Governo do Concelho se torne uma Autocracia.
Penso que foi uma atitude inteligente do PSD e do PS, a de não hostilizar as populações que votaram, dando a Presidência à CDU já que foi essa força política que ganhou as eleições. Até porque sabem que o cargo de Presidente da AM é meramente honorífico. É um penacho sem qualquer valor acrescentado. Importante é a maioria de que dispõem.
Preside quem ganha, fiscaliza que tem a maioria. Esta é a minha forma de ver as coisas. Para que conste.
PS: - Daí eu não perceber esta charlatanice que se passa com as Juntas de Freguesia de Conceição e de S. Pedro. Só se for para agradar a ruins defuntos. Mas esses já morreram. Desapareceram em pó.

2 comentários:

Manuel Leonardo disse...

1 ComentárioFechar esta janela Ir para o formulário de comentários
manuel disse...
O seu a seu dono
Com os meus pedidos de desculpa mas sendo o escrito inserido no
blog oesteonline.pt Forum no dia 25 de Novembro de 2009 de muito interesse para a populacao de Peniche agradecia que aceitasse este meu meio de divulgacao desta mensagem. Com os melhores cumprimentos assino
Manuel Joaquim Leonardo

26 de Novembro de 2009 6:32

zeparafuso disse...

Duas formas de pensar na mesma publicação. Para as juntas uma maneira de pensar(não democrática. Para a Camara pensamento correcto. Afinal sabes o que é Democracia quanto te convem