sexta-feira, novembro 13, 2009

DEMOCRACIA
O termo Democracia tem origem no grego (demo=povo e kracia=governo).
Em 508 a. C. foi inventado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. O cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto apenas, nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.Surgiu também um conselho de 500 membros - a Bulé - mudado anualmente, que era constituído por cidadãos com idades acima dos 30 anos que não podiam servir mais do que duas vezes numa vida. A Bulé era o pilar do novo regime. Esta alternativa à tirania incluía camponeses, mas excluía as mulheres como iguais. No entanto, como experiência política seria a mais imitada e copiada de todas.
Actualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.
Existem várias formas de democracia na actualidade, porém as mais comuns são: directa e indirecta.
Na democracia directa, o povo, através de um plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir directamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na actualidade.
Na democracia indirecta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.

Democracia=Governo do povo, pelo povo e para o povo.

A democracia é um sistema imperfeito e que muitas vezes conduz a situações pouco convenientes. Mas sendo um sistema imperfeito, continua a ser o melhor sistema que se conhece.
É utilizada muitas vezes pelos seus piores inimigos para a seguir a porem em causa. Limitando-a ou mesmo expurgando-a. Veja-se o que aconteceu na Alemanha em que Hitler chegou democraticamente ao poder para a seguir a restringir de todo. Ou o que se passa actualmente na Venezuela. Sem por em causa a legitimidade do Sr. Chavez, o uso que ele faz da Democracia em seu proveito e da oligarquia que pretende perpetuá-lo no poder, dizia o uso que o sr. Chavez faz da Democracia é no sentido de a pôr em causa.
Muitos falam em nome da Democracia. Seria bom que fizessem um acto de contrição sobre o uso que ao longo dos seus anos de vida lhe deram. Eu fico-me pela análise. E corro o risco de alguns não terem exercitado melhor a sua capacidade de análise em relação à Língua Portuguesa. Deviam ter estudado mais e melhor quando tiveram aulas de Português na Escola.
Se todos usarmos a Democracia em nome dos que representamos, evitamos fazer figuras ridículas. Afinal a Democracia não é um penacho para pormos no chapéu ou uma arma para utilizarmos em proveito próprio.

2 comentários:

João Seabra Lapuerta disse...

Bom dia.
Se ao redigir este comentário, houvesse possibilidade de o apelidar, este teria como designação: "Democracia também é responsabilidade".
Poderia esta nomeação induzir em erro acerca do conteúdo. Concordo plenamente que as pessoas ELEITAS deverão assumir o seu cargo de uma maneira responsável! Porém, ao recuarmos dia 12-07-2000 verificamos alguma contraproducência em relação ao seu tão grande sentido de responsabilidade e revelando o respeito que nessa altura teve pelos eleitores quem em si viram um dos Homens que a terra precisava.
Fica então aqui um excerto da agência Lusa: "O único vereador a tempo inteiro na Câmara de Peniche, o socialista José Maria Costa, pediu a demissão do cargo...O ex-vereador apresentou a demissão na segunda-feira e encontra-se fora da cidade e incontactável.." Talvez fosse também importante nesta altura, partindo do principio que ainda não existia esta realidade "blogosférica" para aqui fazer uso dos seus dons excepcionais e apresentar as suas desculpas por não cumprir aquilo a que se havia proposto, podia ter prestado declarações à comunicação social...É que assim ficamos sempre com aquele cliché debaixo da língua: "Bem prega frei Tomás" ou "Tem a língua muito grande".
PS. Talvez fosse coerente antes de opinar sobre determinadas temáticas, auto examinar-se para verificar a sua idoneidade.
Mui Respeitosamente
João Seabra

Anónimo disse...

Pai, parabéns pela tua coerência, ainda que bastas vezes esteja em inteiro desacordo contigo. Foi a lição dos almoços de Domingo, se te recordas.

Deixa-os pousar.

Abraço