quarta-feira, novembro 11, 2009

PORQUE AS COISAS TÊM NOMES PRÓPRIOS E APELIDOS
Tem-se falado muito dos acontecimentos à volta das Assembleias de Freguesia de S. Pedro e Conceição e do impasse que se tem gerado com a inviabilização das listas da CDU (que ganharam as eleições), por acção conjunta dos partidos que as perderam, PS e PSD (que estão em conjunto em maioria na Assembleia de Freguesia).
Ainda ontem a 3ª reunião convocada para eleger o executivo não se realizou por os elementos do PS e do PSD não terem comparecido apesar de terem sido convocados. Parece que agora iniciaram um novo processo de oposição com o objectivo de atrasar o que já parece ser irremediável, a convocação de novas eleições para aquelas freguesias.
Porque se fala muito de CDU, PS e PSD, mas não se fala das pessoas que representam estes partidos neste impasse, damos hoje luz às pessoas que estão envolvidas neste imbróglio. Até porque se as eleições se repetirem é importante conhecer as pessoas em quem votamos.

JUNTA DE FREGUESIA DA CONCEIÇÃO
Presidente eleito – Raul Santos (CDU)
Partidos Representados:

CDU - Raul Santos
- Ana Leonor
- Ricardo Martins
- Orlando Sousa

PS - Sebastião Batalha
- Luís Costa
- Dina Mamede Duarte

PSD - António Sales
- Agnelo Rodrigues

JUNTA DE FREGUESIA DE S. PEDRO
Presidente eleito – Floriano Sabino (CDU)
Partidos Representados

CDU - Floriano Sabino
- Cesaltino Martins
- Joana da Mata
- Francisco Jorge

PSD - Carlos Tiago
- Jorge Saldanha da Silva
- Joana Marçalo Ferreira

PS - Amélia Colaço Rocha
- Maria Isilda Santos

4 comentários:

Manuel Leonardo disse...

pela minha parte o meu agradecimento ao seu esclarecimento acerca deste grande problemas que so teve lugar derivado a "todos os partidos "nao aceitarem que o voto popular esclarecido e firmado nas urnas deve ser o unico que devera ser posto em pratica Acordos antes ou depois das eleicoes nunca podem ser aceites contra a vontade das urnas .Eu pedi-lhe ja' nao se lembra ? de comentar o que se esta a passar com a Mesa da Assembleia Municipal que continua ilegal ,contra a vontade expressa nas urnas.
14 elementos eleitos na actual Oposicao Partido Social Democratico e Partido Socialista e 13 eleitos em minoria dos Partido Partido Comunista Portugues e Verdes na cigla CDU .
Mais uma vez vos peco a vossa opiniao para tambem este "Caso "
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos
P. S.
Nao me esqueci mas como o Hospital ja esta morto para aqueles que teem previlegios especiais noutros hospitais que na sua maioria foi o mesmo Povo que lhes propocionou esses previlegios nao querem falar do maior escandalo centenario que os governos ? ao longo deste percurso fizeram ao Povo do ostetino central de Portugal

zeparafuso disse...

Amigo Zé Maria!
Não é verdade aquilo que dizes acerca da não comparência dos membros da Assembleia de Freguesia de S. Pedro, pelo menos no que a mim diz respeito. Tentei em 27 de Outubro enviar uma mensagem para o teu sítio e não consegui. Vamos ver se é desta. A mensagem rezava assim:
"Caro Amigo Zé Maria! A não aceitação da vereação ou qualquer outra coisa, à Camara ou Juntas de Freguesia, é um direito de qualquer cidadão. Chama-se a isto Democracia. Lembras-te?"
O resto se Quizeres vai ao sitio do ZEPARAFUSO"
Cumprimentos
Jorge Saldanha

Unknown disse...

Caro Zé Maria
Tenho seguido de forma atenta todos os comentários na blogosfera relativamente a esta problemática nas juntas de freguesia e tenho-me mantido em silêncio pois não se falando de nomes os comentários nem merecem resposta.
Agora que se falou em nomes, quero-lhe dizer a si e aos que consigo concordam que há uma maioria de eleitores na cidade que não votaram CDU e que por isso mesmo merecem estar representados nas juntas de freguesia.
Aliás se não fosse necessário diálogo, o legislador elegia por sufrágio directo todos os elementos que compõem o executivo e isso não acontece. Obriga a força venecedora sem a maioria absoluta a dialogar com todas as forças politicas intervenientes no acto eleitoral a arranjar um modelo de gestão que seja consensual, o que aqui não aconteceu. Mas isso até pode nem interessar a ninguém, muito menos a quem defende que os executivos devem ser monocolores.Agora, aquela ultima frase do seu post "Até porque se as eleições se repetirem é importante conhecer as pessoas em quem votamos." parece-me de muito mau tom, quer ajudar a diferenciar quem são afinal os bons e quem são os maus.
Uma das regras da tão defendida democracia é a pluralidade de pensamentos mas aqui no burgo parece-me que só se deve pensar de uma maneira e que se luta até à exaustão por condicionar o pensamento do outros.
Felismente ainda vai havendo gente bem esclarecida e solidária com a nossa atitude e que percebe que esta posição não tem cariz pessoal mas sim politica e que só pretende que essa tão apregoada democracia seja posta em prática.
Por isso a bem da democracia, aqui fica o esclarecimento.
Atentamente,
António Sales

Manela disse...

Passo muito do meu tempo na Praia da Consolação, onde, se pudesse viveria todo o ano, e gosto muito da cidade de Peniche.
Não conheço nenhum dos nomes citados neste blogue( a não ser o do autor que não vejo há mais 15 ou 20 anos...) e não voto em Peniche.
Mas, depois de ler atentamente a problemática que se vive neste momento, resta-me fazer uma pergunta: Não deveria também a Oposição ter tomado a mesma posição a nível de Governo? Não era isso mais democrático? Afinal, o PS e o primeiro ministro eleito não têm a maioria dos votos do povo português.
Sejamos Honestos e coerentes.


ps... um lapso... felizmente escreve-se com "Z" e não com "s"... desculpem esta observação.