terça-feira, novembro 10, 2009

ICH BIN EIN BERLINER (Eu sou um Berlinense)Quando em 1963 John F. Kennedy proferiu estas palavras em Berlim Ocidental frente ao Muro de Berlim, estava a iniciar um processo que só veio a culminar em 1989 com a o derrube daquele símbolo que transformava em párias todos os cidadãos europeus amantes da Liberdade.
Eu que pertenço a uma geração que surgiu no início do fim do ideário nazi, que viu cair o muro de Berlim e o sentido mais perverso do ideal comunista construído sobre escombros e a falta de dignidade. Eu que vi a Guerra do Vietnam e a derrota do expansionismo capitalista dos EUA. Eu que vi cair não 1, mas 2 Salazares no meu País, dando aos Povos Africanos o direito de viverem as suas próprias vidas.Eu que vi o Homem pousar na Lua, as mulheres terem acesso em pé de igualdade a todos os escalões da vida Moderna. Eu que vi pessoas segregadas das Universidades por serem negras e agora vejo na Presidência dos Estados Unidos um preto. Eu que vi tudo isto e tudo o que já deixei de recordar pelo desgaste de uma memória que já não é o que era. Eu ontem a ver na CNN a transmissão da queda do Muro de Berlim, assistindo em directo ao discurso de um Presidente da Rússia congratulando-se com o facto, ontem dizia eu, comovi-me até às lágrimas e senti-me feliz por me ter sido dada a oportunidade de viver a História como vivi. Pode haver quem sonhasse viver o tempo da Idade Média com o romantismo da capa e espada. Ou o tempo das grandes civilizações Egípcia, Grega ou Romana. Ou a época das luzes em paris. Ou a idade dos índios e cowboys na América. Eu sinto-me grato por viver este tempo. Tempo de Pessoa, de Madame Curie, ou do Sr. Bill Gates.
E sei que o meu tempo, é um tempo de mudança que ficará para sempre ligada aos grandes conflitos filosóficos e políticos da humanidade.
Ao sentir-me Berlinense, senti-me cidadão do Mundo e natural desta terrinha que me dá tanta alegria por ser como é e tanta mágoa por ainda não se ter descoberto a si própria. Eu sou um penicheiro.

2 comentários:

MATS disse...

Boa Noite

Já somos dois!!!!!

Mário de Sousa

Joaquim Moedas Duarte disse...

Comigo, três!
Olá, amigo Zé Maria!

Cá vai um abraço torriense!

J Moeda$ Duarte